Buscar

Em processos de fabricação de produtos com cotas dimensionais controladas, tais como os processos de usinagem de maneira geral, é usual a aplicação...

Em processos de fabricação de produtos com cotas dimensionais controladas, tais como os processos de usinagem de maneira geral, é usual a aplicação de formulários de controle, de forma a identificar, através de inspeções, possíveis desvios que caracterizem a não qualidade dos produtos. Em alguns processos, aplicam-se ferramentas gráficas que fazem parte do CEP (Controle Estatístico do Processo), tais como as cartas de controle. Nesses gráficos, ficam evidenciados os limites superiores e inferiores de controle (linhas retas), e ao longo do tempo de processamento vão sendo registrados os valores das cotas das peças inspecionadas. A carta de controle a seguir apresenta, além dos limites superior e inferior de controle (LI e LS, respectivamente), os valores de diâmetro externo mensurados, para um mesmo produto, fabricado em dois equipamentos distintos (p1: linha tracejada; e p2: linha sólida). Dadas as características dos diferentes tipos de processos de usinagem e com base no gráfico fornecido, responda aos questionamentos a seguir:


a) Qual dos dois processos apresenta maior produção? Justifique sua resposta.

b) Qual dos processos apresenta maior produtividade? Justifique sua resposta.

c) Qual sequência de valores de diâmetro externo (relativos aos processos p1 ou p2) é mais consistente com um processo de usinagem por CNC? Justifique apresentando pelo menos duas características que podem ser extraídas do gráfico.

d) Com base na amostragem apresentada no gráfico para cada processo, determine o índice de produtos não conforme (%) de cada processo. Apresente os cálculos e comente os resultados obtidos.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais