Buscar

3. A Análise de Árvore de Falhas (AAF) é uma técnica eficaz utilizada para identificar e apresentar as causas de um evento indesejável significativ...

3. A Análise de Árvore de Falhas (AAF) é uma técnica eficaz utilizada para identificar e apresentar as causas de um evento indesejável significativo. Seu objetivo principal é aprimorar a confiabilidade de produtos e processos por meio de uma análise sistemática das possíveis falhas e suas consequências, orientando a adoção de medidas corretivas ou preventivas. Essa abordagem segue um raciocínio de cima para baixo, conhecido como top-down. O evento de falha principal em um sistema é denominado evento topo e é decomposto a partir do nível superior para os níveis inferiores, semelhante aos ramos de uma árvore. O FTA é utilizado para:


 Estabelecer um método padronizado de análise de falhas ou problemas, investigando como esses eventos ocorrem em um equipamento ou processo.
 Analisar a confiabilidade de um produto ou processo.
 Compreender os modos de falha de um sistema de forma dedutiva.
 Priorizar ações corretivas a serem tomadas.
 Analisar e projetar sistemas de segurança ou alternativos.
 Coletar informações para a manutenção de sistemas alternativos de procedimentos de manutenção.
 Indicar clara e precisamente componentes mais críticos ou condições críticas de operação.
 Coletar informações para o treinamento na operação de equipamentos.
 Coletar informações para o planejamento de programas de manutenção.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 5
6 pág.

Engenharia Ambiental Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Análise de Árvore de Falhas (AAF) é uma técnica eficaz utilizada para identificar e apresentar as causas de um evento indesejável significativo. Seu objetivo principal é aprimorar a confiabilidade de produtos e processos por meio de uma análise sistemática das possíveis falhas e suas consequências, orientando a adoção de medidas corretivas ou preventivas. Essa abordagem segue um raciocínio de cima para baixo, conhecido como top-down. O FTA é utilizado para estabelecer um método padronizado de análise de falhas ou problemas, investigando como esses eventos ocorrem em um equipamento ou processo, analisar a confiabilidade de um produto ou processo, compreender os modos de falha de um sistema de forma dedutiva, priorizar ações corretivas a serem tomadas, analisar e projetar sistemas de segurança ou alternativos, coletar informações para a manutenção de sistemas alternativos de procedimentos de manutenção, indicar clara e precisamente componentes mais críticos ou condições críticas de operação, coletar informações para o treinamento na operação de equipamentos e coletar informações para o planejamento de programas de manutenção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais