Ao realizar o exame físico de um paciente o enfermeiro observou a presença de lesões de pele do tipo elevação superficial e circunscrita da pele, de aproximadamente 1 cm, preenchida por líquido seroso e pequenos vasos dilatados com aspecto avermelhado. Essas descrições correspondem, respectivamente, a lesões do tipo
(A) pústula e telangiectasia. (B) vesícula e pápulas. (C) bolha e telangiectasia. (D) vesícula e liquenificação. (E) bolha e pápulas.
4. Considerando os conceitos-chave da Classificação Internacional de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde, a enfermeira responsável pela Gestão de Risco classificou uma determinada situação que ocorreu em uma unidade de internação como “circunstância notificável”. Essa classificação corresponde a um incidente
(A) que atinge o paciente e resulta em lesão ou dano. (B) com potencial para causar dano ao colaborador. (C) com potencial dano ou lesão. (D) que atinge o paciente, mas não causa dano. (E) que não atinge o paciente.
7. O enfermeiro da Central de Material Esterilizado está preparando uma capacitação para a equipe de enfermagem com relação ao uso da esterilização por vapor/Peróxido de Hidrogênio (VPPH). Dentre os itens a serem abordados, deve-se destacar que:
(A) o processo possui alta penetração em artigos com lúmen menor que 1 mm e cumprimento maior que 45 cm e fundo cego. (B) a esterilização por este método exige embalagens que não contenham celulose em suas formulações. (C) o equipamento trabalha com alta temperatura, sendo ideal para artigos termossensíveis e líquidos. (D) o processo é de baixo custo e reduz o número de microrganismo através de ligações hidrogênicas com as moléculas dos materiais. (E) ao término do ciclo, as moléculas tendem a se recombinarem formando água e hidrogênio em concentrações altas, não havendo necessidade de aeração.