Ed
há 4 meses
Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando os aspectos da citação no processo civil brasileiro. A) Maria não poderá ser apenada por requerer a citação por edital, uma vez que houve a ocorrência de uma das circunstâncias autorizadoras para sua realização. - Essa afirmação não é correta, pois a citação por edital só é permitida em casos específicos, e a autora tinha informações sobre o paradeiro do réu. B) A citação de João é válida, porque, quando ignorado, incerto ou inacessível o lugar em que se encontrar o citando, é autorizada a citação por edital. - Essa alternativa não se aplica, pois, no caso, havia informações sobre o paradeiro do réu, o que torna a citação por edital inadequada. C) A citação por edital é nula, porque não foram efetuadas as diligências necessárias, tendo em vista a existência de elementos sobre o paradeiro do réu. - Esta alternativa está correta. A citação por edital é considerada nula se houver elementos que permitam localizar o réu, como no caso em questão. D) Já houve a sanatória do vício na citação de João, porque a sentença da ação de divórcio já transitou em julgado. - Essa afirmação não é correta, pois a nulidade da citação não é sanada apenas pelo trânsito em julgado da sentença. Portanto, a alternativa correta é: C) A citação por edital é nula, porque não foram efetuadas as diligências necessárias, tendo em vista a existência de elementos sobre o paradeiro do réu.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
A alternativa correta é a letra B) A citação de João é válida, porque, quando ignorado, incerto ou inacessível o lugar em que se encontrar o citando, é autorizada a citação por edital.
cleide silva
há 8 meses
Resposta correta:
C) A citação por edital é nula, porque não foram efetuadas as diligências necessárias, tendo em vista a existência de elementos sobre o paradeiro do réu.
Mais perguntas desse material