Buscar

O Direito, enquanto, conjunto de normas que regulamenta a sociedade pode fundamentar-se no Direito Natural ou no Direito Positivo. Leciona o autor ...

O Direito, enquanto, conjunto de normas que regulamenta a sociedade pode fundamentar-se no Direito Natural ou no Direito Positivo. Leciona o autor Paulo Nader que, o direito natural, “Não depende de lei alguma, é válido universalmente, é imutável e não é afetado pelo tempo. É abstrato, não podemos tocá-lo, apesar de saber que ele existe. O Direito Natural ensina aos homens através da experiência e da razão”. (NADER, 2012. p. 42).

Fonte: NADER, Paulo. Introdução ao Estudo do Direito. 34 ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2012. 

Partindo desta reflexão e sabendo que o direito positivo procura reduzir o Direito apenas àquilo que está posto, colocado, dado, positivado e utilizar um método científico (empírico) para estudá-lo. Questiona-se quais as diferenças existentes entre direito natural e direito positivo?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Direito Natural e o Direito Positivo são duas concepções diferentes sobre a fundamentação do Direito. O Direito Natural é baseado em princípios universais e imutáveis, que não dependem de leis criadas pelos seres humanos. Ele é abstrato, não pode ser tocado, mas é conhecido através da experiência e da razão. Já o Direito Positivo é aquele que é estabelecido e positivado por meio de leis criadas pelos seres humanos. Ele busca reduzir o Direito ao que está posto e utiliza um método científico, como o estudo empírico, para analisá-lo. Em resumo, a diferença entre o Direito Natural e o Direito Positivo está na fonte de sua fundamentação: o primeiro se baseia em princípios universais e imutáveis, enquanto o segundo se baseia em leis criadas pelos seres humanos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais