Buscar

Acepções da palavra direito: 1. Direito como justo: designa o que é certo e errado. 2. Ciência do Direito: também chamada de dogmática jurídica es...

Acepções da palavra direito:

1. Direito como justo: designa o que é certo e errado.
2. Ciência do Direito: também chamada de dogmática jurídica estuda o Direito Positivo de determinado país. Interpreta e sistematiza as normas jurídicas.
3. Direito positivo/natural: CONCEITOS: DIREITO NATURAL: ou jusnaturalismo é uma teoria que postula a existência de um direito cujo conteúdo é estabelecido pela natureza e, portanto, é válido em qualquer lugar. O Direito Natural não é escrito, não é criado pela sociedade e nem é formulado pelo Estado. É um Direito espontâneo que se origina da própria natureza social do homem, revelado pela conjugação da experiência e razão. Princípios de caráter universal e imutáveis. Ex: direito à vida e à liberdade.

Essa pergunta também está no material:

Conteudo
1 pág.

Introdução ao Direito I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A palavra "direito" possui diferentes acepções, que podem ser entendidas da seguinte forma: 1. Direito como justo: Nessa acepção, o termo "direito" é utilizado para designar o que é considerado certo e errado, baseado em princípios éticos e morais. 2. Ciência do Direito: Também conhecida como dogmática jurídica, essa acepção se refere ao estudo do Direito Positivo de um determinado país. A ciência do Direito interpreta e sistematiza as normas jurídicas, buscando compreender e aplicar as leis de forma coerente e consistente. 3. Direito positivo/natural: Essa acepção envolve os conceitos de Direito Natural e Direito Positivo. O Direito Natural, também conhecido como jusnaturalismo, postula a existência de um direito cujo conteúdo é estabelecido pela natureza e, portanto, é válido em qualquer lugar. Ele não é escrito, não é criado pela sociedade e nem formulado pelo Estado. É um direito espontâneo que se origina da própria natureza social do homem, revelado pela conjugação da experiência e razão. Ele é baseado em princípios de caráter universal e imutáveis, como o direito à vida e à liberdade. Já o Direito Positivo é o conjunto de normas jurídicas criadas e estabelecidas pela sociedade em determinado momento histórico e em um determinado território, por meio de leis e demais fontes do Direito. Espero ter esclarecido as diferentes acepções da palavra "direito" para você! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais