Buscar

A vitamina C (ácido ascórbico), é um agente redutor (aceita elétrons de um doador de elétrons, deixando o estado de oxidação do doador com um valor...

A vitamina C (ácido ascórbico), é um agente redutor (aceita elétrons de um doador de elétrons, deixando o estado de oxidação do doador com um valor inferior ao original (reduzido)). Dessa forma, pode ser explorada do ponto de vista de processo de oxidorredução.

 

Uma maneira de determinar a quantidade de vitamina C nos alimentos é usar uma titulação redox. A reação redox é melhor do que uma titulação ácido-base, porque há ácidos adicionais em um suco, mas poucos deles interferem na oxidação do ácido ascórbico pelo iodo.

 

O iodo é relativamente insolúvel, mas isso pode ser melhorado pela complexação do iodo com iodeto para formar triiodeto:

 

 Dentro do contexto de determinação de acido ascórbico por iodometria, escolha as alternativas CORRETAS:

 

I. O próprio ácido ascórbico é oxidado a um estado de oxidação superior. Esta classe de reações é conhecida como redução.

II. Tal como mostra a reação, o íon iodato na sua forma de iodine oxo-ânion é reduzido para formar iodo.

III. É o iodo formado pela seguinte reação: , que oxida o ácido ascórbico em ácido desidro-ascórbico conforme o iodo é reduzido a íons iodeto.

IV. O iodo é usado para oxidar a vitamina C (ácido ascórbico, C6H8O6 – REAÇÃO: ). Ambas as reações requerem condições ácidas e, portanto, ácido clorídrico ou sulfúrico diluído, é comumente adicionado à reação. A reação um também requer uma fonte de íons iodeto dissolvidos. Isto será obtido adicionando iodeto de potássio sólido à mistura de reação.

 

A assertiva CORRETA é:

Escolha uma opção:

Todas as alternativas são corretas.

Apenas I e III são corretas.

Apenas I e II são corretas.

Apenas I, II e III são corretas.

Apenas I, II e IV são corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Gislaine Johann

Todas as alternativas são corretas.

Corrigido pelo AVA.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais