Buscar

(São Gonçalo do Amarante - RN / 2021 - Adaptada) A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos defende que a função da escola é transmitir conteúdos con...

(São Gonçalo do Amarante - RN / 2021 - Adaptada) A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos defende que a função da escola é transmitir conteúdos concretos, vinculados ao cotidiano do aluno e de sua realidade sociopolítica e cultural, fornecendo-lhe meios para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. AZEVEDO, Antulio José de. et all. Contribuições da pedagogia crítico social dos conteúdos na prática docente: um estudo de caso. Revista Científica Eletrônica De Pedagogia Ano XI - Número 21 - janeiro de 2013. Com adaptações.

‌Sobre a tendência progressista crítico social dos conteúdos ou histórico-crítica, analise as afirmações:

I. Essa tendência se constitui no final da década de 70 e início dos 80 com o propósito de ser contrária à pedagogia libertadora, por entender que essa tendência não dá o verdadeiro e merecido valor ao aprendizado de certos saberes.

II. Esta tendência prioriza, na sua concepção pedagógica, o domínio dos conteúdos científicos, a prática de métodos de estudo, a construção de habilidades e raciocínio científico, como modo de formar a consciência crítica para fazer frete à realidade social injusta e desigual.

III. Trata-se de uma tendência pedagógica que vê o papel da escola como parte integrante do todo social; prepara o aluno para participação ativa na sociedade e vê o papel do aluno como sujeito no mundo e situado como ser social e ativo.

É correto o que se afirma em:

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é: I, II e III. A tendência progressista crítico-social dos conteúdos ou histórico-crítica se opõe à pedagogia libertadora, valorizando o aprendizado de certos saberes. Prioriza o domínio dos conteúdos científicos, a prática de métodos de estudo e a construção de habilidades e raciocínio científico para formar a consciência crítica diante da realidade social injusta e desigual. Além disso, essa tendência reconhece a escola como parte integrante da sociedade, preparando o aluno para uma participação ativa e vendo-o como sujeito no mundo e situado como ser social e ativo.

1
Dislike0
User badge image

Andre Macedo

I, II e III.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais