Buscar

As ligações de uma forma geral é a condição a qual as estruturas transmitem seus esforços, independente da peça (concreto, aço, madeira), para tant...

As ligações de uma forma geral é a condição a qual as estruturas transmitem seus esforços, independente da peça (concreto, aço, madeira), para tanto é fundamental a garantia da resistência da ligação. Podemos assim entender que as ligações entre peças de madeira podem ser executadas por meio de três tipos de conexão: Pinos metálicos; Cavilhas; Conectores metálicos. Sobre as condições estabelecidas para o dimensionamento das ligações, assinale a resposta correta.


O dimensionamento da lição, deve verificar duas condições: Estado limite último: embutimento na madeira (β > βlim ) e Estado limite último: flexão do pino (β < βlim)
Podemos assim entender que a resistência de um pino é determinada em função da resistência ao embutimento das duas madeiras interligadas (fed), resistência ao escoamento do pino metálico (fyd), do diâmetro do pino (d) e de uma espessura convencional (t), tomada como a maior das espessuras t1 e t2 de penetração do pino das partes ligadas.
O fator (fed) deve ser tomado em função da posição do esforço atuante em relação às fibras, considerando a situação mais crítica (paralelo) as fibbas.
Para o cálculo das ligações, considera-se o atrito entre as superfícies de contato e também não são considerados os esforços transmitidos por estribos, braçadeiras ou grampos.
Para as ligações com pinos destaca-se a necessidade da correção ao número de pinos utilizados, ou seja, para uma ligação, com mais de oito pinos metálicos dispostos em linha paralela aos esforços solicitantes.

Essa pergunta também está no material:

EPR - Prova - EXAME_ 2023C - Estruturas de Aço e Madeira (64458) - Eng Civil
10 pág.

Estruturas de Aço e Madeira Faculdade Católica PaulistaFaculdade Católica Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, não foi apresentada uma pergunta específica. Por favor, formule uma pergunta clara e objetiva para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais