Buscar

Durante a década de 1970, o Brasil enfrentou desafios econômicos significativos, incluindo pressão inflacionária, problemas na balança comercial e ...

Durante a década de 1970, o Brasil enfrentou desafios econômicos significativos, incluindo pressão inflacionária, problemas na balança comercial e a interrupção do crescimento devido ao primeiro choque do petróleo. Em resposta a esses desafios, o governo brasileiro implementou o II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) para estimular a economia, que teve como principal função auxiliar na resolução dos problemas econômicos brasileiros. 

 

Considerando o texto apresentado e as características do PND, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O II PND promoveu um crescimento acelerado, mas levou a um aumento da dívida do Estado e à socialização dos custos da dívida.

PORQUE

II. O II PND visava estimular o consumo doméstico e reduzir as importações, mas resultou em maior inflação e uma recessão econômica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações apresentadas, podemos avaliar as asserções da seguinte forma: I. O II PND promoveu um crescimento acelerado, mas levou a um aumento da dívida do Estado e à socialização dos custos da dívida. II. O II PND visava estimular o consumo doméstico e reduzir as importações, mas resultou em maior inflação e uma recessão econômica. A relação proposta entre as asserções é de causa e efeito, onde o crescimento acelerado promovido pelo II PND resultou no aumento da dívida do Estado e na socialização dos custos dessa dívida. Além disso, o II PND tinha como objetivo estimular o consumo doméstico e reduzir as importações, mas acabou gerando maior inflação e uma recessão econômica. Portanto, a opção correta seria: (A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais