Buscar

As células musculares esqueléticas individuais podem ter três ou quatro centímetros de comprimento e são multinucleadas. Seus núcleos estão localiz...

As células musculares esqueléticas individuais podem ter três ou quatro centímetros de comprimento e são multinucleadas. Seus núcleos estão localizados logo abaixo do sarcolema (membrana plasmática da célula muscular). Essas células também são conhecidas como fibra muscular. 

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre miologia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. No interior da fibra muscular existe numerosos feixes tubulares chamados miofibrilas, que preenchem o sarcoplasma quase completamente.

Porque:

II. Essas estruturas são compostas de miofilamentos (constituídas de proteínas contráteis, actina e miosina) que deslizam um sobre a outra durante a contração muscular.

A seguir assinale a alternativa correta:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, podemos analisar as asserções apresentadas: I. No interior da fibra muscular existem numerosos feixes tubulares chamados miofibrilas, que preenchem o sarcoplasma quase completamente. II. Essas estruturas são compostas de miofilamentos (constituídas de proteínas contráteis, actina e miosina) que deslizam uma sobre a outra durante a contração muscular. A relação proposta entre as asserções é que a presença das miofibrilas no interior da fibra muscular é responsável pela contração muscular, uma vez que os miofilamentos deslizam um sobre o outro. Portanto, a alternativa correta é: A) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais