Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Considere que, dentro de uma piscina com agua em repouso, esteja um mergulhador, em equilíbrio, a uma profundidade de 15 m da superfície. Sendo a densidade da água 1 × 103 kg/m3, a gravidade 10 m/s2 e a pressão atmosférica do local 1 × 105 Pa, nessa situação a pressão manométrica sobre o mergulhador e de


a) 2 × 105 Pa.
b) 2,5 × 105 Pa.
c) 0,5 × 105 Pa.
d) 1 × 105 Pa.
e) 1,5 × 105 Pa.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Física Aplicada
66 pág.

UNIDERP - ANHANGUERA

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para calcular a pressão manométrica sobre o mergulhador, podemos usar a fórmula: Pman = P - Patm Onde: Pman é a pressão manométrica, P é a pressão absoluta no ponto onde o mergulhador está, Patm é a pressão atmosférica. A pressão absoluta é dada pela fórmula: P = P0 + ρgh Onde: P0 é a pressão atmosférica, ρ é a densidade da água, g é a aceleração da gravidade, h é a profundidade do mergulhador. Substituindo os valores dados na fórmula, temos: P = 1 × 105 + (1 × 103) × 10 × 15 P = 1 × 105 + 1,5 × 105 P = 2,5 × 105 Pa Agora podemos calcular a pressão manométrica: Pman = 2,5 × 105 - 1 × 105 Pman = 1,5 × 105 Pa Portanto, a pressão manométrica sobre o mergulhador é de 1,5 × 105 Pa. A alternativa correta é a letra E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Física Aplicada
66 pág.

UNIDERP - ANHANGUERA

Mais perguntas desse material

1. (FUNCAB - 2014) Ao se analisar o conceito de força em física, sabe-se que, em sua mais completa definição, esse conceito aponta uma grandeza. Assinale-a:


a) Escalar.
b) Vetorial.
c) Bitransitivo.
d) Linear.
e) Longitudinal.

2. (FUNCAB - 2015) A velocidade escalar de um móvel varia de acordo com o gráfico a seguir:

a) No gráfico estão representados intervalos de tempo de (0 t1), (t1 t2), (t2 t3), (t3 t4) e (t4 t5).

O movimento desse móvel é retardado para os intervalos de tempo:

b) (0 t1),(t1 t2) e (t4 t5).

c) (t1 t2), (t2 t3), (t3 t4) e (t4 t5).

d) (0 t1), (t2 t3) e (t4 t5).

e) (0 t1), (t3 t4) e (t4 t5).

f) (t1 t2), (t3 t4) e (t4 t5).


a) No gráfico estão representados intervalos de tempo de (0 t1), (t1 t2), (t2 t3), (t3 t4) e (t4 t5).
b) (0 t1),(t1 t2) e (t4 t5).
c) (t1 t2), (t2 t3), (t3 t4) e (t4 t5).
d) (0 t1), (t2 t3) e (t4 t5).
e) (0 t1), (t3 t4) e (t4 t5).
f) (t1 t2), (t3 t4) e (t4 t5).

3. (FUNCAB - 2014) Uma bolinha é lançada verticalmente para cima a partir do solo com velocidade 24,5m/s. Desprezando a resistência do ar e outros efeitos dissipativos, pode-se concluir que ela atingirá a sua altura máxima em:

(considere g = 9,8 m/s2) 3,0 s

a) 4,5 s

b) 2,5 s

c) 5,2 s

d) 1,5 s


a) 4,5 s
b) 2,5 s
c) 5,2 s
d) 1,5 s

6. (CESPE - 2016) Considere que um projétil tenha sido disparado de uma pistola com velocidade inicial de módulo igual a Vo e em ângulo θ (ascendente) em relação à horizontal. Desprezando a resistência do ar, assinale a opção correta acerca do movimento realizado por esse projétil.


a) No ponto de altura máxima, a velocidade resultante do projétil será nula.
b) A aceleração do projétil será nula no ponto de altura máxima.
c) A única força atuante no projétil durante todo o movimento é o seu peso.
d) O alcance horizontal que o projétil pode atingir depende de sua massa.
e) A componente horizontal da velocidade do projétil varia de ponto a ponto na trajetória, porém sua componente vertical é invariável.

7. (CESPE - 2016) Considere que a figura precedente representa um sistema que deva ser avaliado para se determinar se ele suporta uma pessoa com massa corpórea de 70 kg. Sabendo que as tensões máximas suportadas pelas cordas A, B e C são, respectivamente, 550 N, 550 N e 750 N, e que sen 45° = cos 45° = 0,7 e g = 10 m/s², assinale a opção que apresenta uma conclusão correta acerca desse sistema.


a) Se o tamanho das cordas A e B fosse maior, as tensões máximas que cada uma delas suportaria seriam maiores também.
b) Se, em vez de 45°, os ângulos do sistema fossem de 30°, e uma pessoa de 70 kg se pendurasse na corda C, a tração na corda A seria inferior a 500 N.
c) O sistema representado na figura é eficiente para suportar uma pessoa de 70 kg, pois todas as cordas podem suportar as tensões nelas aplicadas, sem se arrebentarem.
d) Se uma pessoa de 70 kg se pendurar na corda C, haverá o rompimento da corda, haja vista ser nula a resultante das forças na direção horizontal, o que demonstra que o sistema não é capaz de suportar uma pessoa com esse peso.
e) Caso a corda C se arrebentasse enquanto uma pessoa de 100 kg estivesse se pendurando nela a uma altura de 3 m do solo, a velocidade atingida por essa pessoa até ela tocar o solo seria maior que 9 m/s.

Mais conteúdos dessa disciplina