Buscar

pode me ajudar? preciso responder 2 perguntas a respeito deste texto: Bioética e dignidade humana É sabido que o psicólogo deve trabalhar a promo...

pode me ajudar?

preciso responder 2 perguntas a respeito deste texto:


Bioética e dignidade humana

É sabido que o psicólogo deve trabalhar a promoção da dignidade do ser humano, com respeito e liberdade, tornando possível pensar em saúde e qualidade de vida. Desse modo, precisamos pensar na implicação das atividades científicas no desenvolvimento da dignidade humana, respeitando os ideais de beneficência, não-maleficência, justiça e autonomia. O psicólogo, sendo um cientista das ciências humanas e sociais, poderá criar estratégias de intervenção junto à comunidade por meio de pesquisas sustentadas no consentimento dos indivíduos e/ou da própria sociedade, gerando benefícios para todos.

Numa sociedade cada vez mais globalizada e, ao mesmo tempo, cheia de contradições, paradoxos e desigualdades, é notório que o trabalho do profissional de Psicologia se torna mais árduo e mais complexo. Pensar, por exemplo, que um simples alimento para chegar às nossas mesas passeia por uma complexa rede logística mas, sobretudo, uma rede de subjetividades é criar um pensar sobre a humanidade para além de um mecanicismo ou uma desumanização das práticas laborais.

Nesse contexto, no curta-metragem Ilha das Flores: depois que a sessão acabou”, produzido em 1988 pelo cineasta Jorge Furtado, acontece uma discussão acerca da lógica do sistema capitalista. Utilizando a trajetória de um tomate, do campo de cultivo até o aterro sanitário, são debatidos os temas: consumismo, desigualdade social, fome e pobreza.

Que pessoas são essas? O que atravessa seus corpos e seus ideais? Quais sonhos? Que mundo? São essas algumas das perguntas que poderíamos fazer. Para além de um possível “coitadismo”, o olhar sobre esses sujeitos deve ser de sujeitos-alvos de uma sociedade que exclui, oprime e marginaliza. Porém, enxergá-los como capazes de serem protagonistas de suas próprias histórias, faz-se necessário. Consciência e autonomia são alicerces para construir um olhar mais digno sobre estes sujeitos.

as perguntas são:

Pensando no documentário mencionado e indicado anteriormente, levando em consideração o Código de Ética Profissional do Psicólogo e as Resoluções n. 466/2012 e n. 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, discuta o curta, em uma lauda, respondendo às questões abaixo.

  • Qual é a responsabilidade social do pesquisador para a produção do conhecimento? E para os participantes diretos da pesquisa?
  • A partir do texto de referência e da resolução sobre ética em pesquisa, quais cuidados devem ser tomados pelo pesquisador?



mas nao achei nada referente a esta materia no site.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais