Buscar

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta. Trabalhar a avaliação em seu sentido ético é considerá-la o ponto de partida ...

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.


Trabalhar a avaliação em seu sentido ético é considerá-la o ponto de partida para a promoção da melhoria da qualidade da educação, para promover ou classificar alunos. Nessa perspectiva, deve estar relacionada a ideia de castigo e de vingança, um instrumento de promoção da equidade e uma análise crítica da situação, visando à sua superação.
O objetivo central, na avaliação qualitativa, é saber o quanto foi aprendido, e termina nela mesma. Na avaliação quantitativa, o objetivo é também saber o quanto foi aprendido, porém, com a condição de melhorar a aprendizagem, identificando os pontos de atenção e propondo estratégias que auxiliem no processo.
Pode-se inferir a importância da avaliação diagnóstica. É preciso localizar, num determinado momento, em que etapa do processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida, identificar as intervenções pedagógicas que são necessárias para estimular o seu progresso.
A avaliação deve dispensar o trabalho com diferentes linguagens como forma de elaborar observações, registros, descrições, representações de aspectos da natureza, isto é, deve ser uma interpretação do processo de aprendizagem do aluno, por meio de prova final, cujos resultados ajudarão a compreender o quanto o aluno se aproxima ou não do objetivo de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências Naturais deve e precisa se prender a modelos tradicionais de ensino que se preocupam com uma mensuração quantitativa, pois deve-se basear nas aprendizagens reais dos alunos e nas habilidades que eles apresentam ao longo do processo de ensino.

Essa pergunta também está no material:

avaliativa 4 ciencias pontuação 1 de 1
6 pág.

Mapas e Linguagem Visual no Ensino de Ci Ências Naturais Faculdade das AméricasFaculdade das Américas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando as informações apresentadas, a opção correta é: "Trabalhar a avaliação em seu sentido ético é considerá-la o ponto de partida para a promoção da melhoria da qualidade da educação, para promover ou classificar alunos. Nessa perspectiva, deve estar relacionada à ideia de castigo e de vingança, um instrumento de promoção da equidade e uma análise crítica da situação, visando à sua superação."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais