Buscar

Conhecer os principais tipos de rochas e como se formam é fundamental para o estudo de depósitos minerais. Isso é especialmente verdade quando estu...

Conhecer os principais tipos de rochas e como se formam é fundamental para o estudo de depósitos minerais. Isso é especialmente verdade quando estudamos a geologia brasileira, que é muito diversificada. Nos maiores derrames de lavas basálticas, ocorre um volume tão grande de magma que, eventualmente, pode formar rochas ígneas do tipo granito/riolito, com composição mineralógica principal de quartzo, feldspato potássico e muscovita. Essa afirmação é: Questão 4Escolha uma opção: a. incorreta, pois magmas básicos geram rochas básicas, e magmas ácidos só geram rochas ácidas, sem nenhum tipo de transição entre os tipos de magma. Isso ocorre independentemente do volume do magma e do seu local de formação. b. correta, pois grandes volumes de magma, não importa de qual tipo, podem gerar todos os tipos de rocha, em todos os ambientes do planeta, sem nenhum tipo de distinção. Essas rochas, não importa onde foram formadas (se em grandes profundidades ou na superfície), são iguais. c. incorreta, pois, mesmo em volumes de magma gigantescos, o magma basáltico, que é muito rico em ferro, não teria condições de formar uma rocha tão rica em sílica. Esses magmas basálticos podem ocorrer em todos os locais do planeta, sem nenhum tipo de restrição. d. correta, pois os volumes de magma são tão gigantescos que pode ser que o magma residual tenha somente os elementos mais silicáticos, que acabam solidificando rochas félsicas. Isso, porém, só ocorre em locais muito restritos, como regiões intraplacas. e. incorreta, pois magmas basálticos só formam minerais mais densos, mais ricos em ferro e magnésio. Após a cristalização destes, o magma esfria, e todos os minerais já estavam ali, prontos, cristalizados, que foram de uma só vez. Com isso, não há possibilidade de formar rochas ácidas.

Respostas

User badge image

Vívia Corrêa

D. correta, pois os volumes de magma são tão gigantescos que pode ser que o magma residual tenha somente os elementos mais silicáticos, que acabam solidificando rochas félsicas. Isso, porém, só ocorre em locais muito restritos, como regiões intraplacas.


Em regiões intraplaca, o derrame basáltico pode ocorrer em volumes gigantescos, porém há muita contaminação com sedimentos e rochas do continente que está se rompendo. Essas erupções podem durar alguns milhões de anos, e, com isso, é possível, pontualmente, a formação de rochas ácidas nesses ambientes.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando