Buscar

hado e aberto. Dependendo do efeito produzido pela interação dos fármacos aos seus receptores, eles podem ser classificados como: a) Agonistas in...

hado e aberto. Dependendo do efeito produzido pela interação dos fármacos aos seus receptores, eles podem ser classificados como:


a) Agonistas integrais: a ativação do alvo ocorre até o grau máximo possível (eficácia máxima). Exemplo: a interação da acetilcolina (agonista integral) e o receptor nicotínico de acetilcolina, resultam na alteração do estado do canal iônico associado a este receptor de não-condutor para totalmente condutor.
b) Agonistas parciais: resultam em resposta submáxima (eficácia não é 100%), mesmo quando 100% dos receptores estão ocupados (ligados ao agonista) e podem estabilizar tanto a forma R quanto R* do receptor.
c) Agonistas inversos: estabilizam o receptor constitutivamente ativo em uma conformação inativa (R), fazendo que a forma R* (sem o fármaco ou agonista endógeno) seja convertido a R.
d) Antagonistas competitivos: bloqueiam diretamente o sítio de ligação do agonista, mantendo o receptor no estado R. Em alguns casos, o aumento da concentração do agonista pode deslocar o antagonista do receptor (ligação reversível), isto é, a potência do agonista é afetada, mas não a eficácia.
e) Antagonistas não-competitivos: a ligação pode ocorrer no sítio de ligação do agonista ou em outras porções do alvo (sítio alostérico), resultando na alteração da conformação necessária para que ele possa ser ativado ou inativado, afetando a eficácia do agonista. A ligação ao sítio de ligação do agonista é de modo covalente ou com alta afinidade (irreversível) e as concentrações elevadas de agonista normalmente não são capazes de ativar o receptor.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a descrição fornecida, os fármacos podem ser classificados da seguinte forma: a) Agonistas integrais: ativam o alvo até o máximo possível (eficácia máxima). b) Agonistas parciais: resultam em resposta submáxima, mesmo com todos os receptores ocupados. c) Agonistas inversos: estabilizam o receptor constitutivamente ativo em uma conformação inativa. d) Antagonistas competitivos: bloqueiam diretamente o sítio de ligação do agonista. e) Antagonistas não-competitivos: ligam-se ao sítio de ligação do agonista ou a outras porções do alvo, afetando a eficácia do agonista. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais