Buscar

Questão 1/10 - Hidráulica, Irrigação e Drenagem Atente a seguinte citação: “A palavra Irrigação vem do latim Irrigatione e consideramos simplesme...

Questão 1/10 - Hidráulica, Irrigação e Drenagem

Atente a seguinte citação:

“A palavra Irrigação vem do latim Irrigatione e consideramos simplesmente como uma técnica que é muito utilizada na agricultura, com a finalidade de levar água até as plantas em tal quantidade e no momento correto, de modo que a garantir a sobrevivência destas plantas e aumentar a sua produtividade. A irrigação tem o objetivo de complementar a precipitação (chuva), podendo também fazer-se a adubação através do fornecimento de água com nutrientes específicos, a chamada fertirrigação. A irrigação já é feita há muito tempo pelo ser humano”

Fonte: Citação elaborada pelo autor dessa questão

Considerando os conteúdos do livro-base de Hidráulica, Irrigação e Drenagem, Rota 1, Tema 3, sobre a história da irrigação e sua relação com o ser humano, analise as alternativas abaixo.

I. Hamurabi, famoso rei da Babilônia, escreveu, entre 1.792 a.C. e 1750 a.C. as primeiras regulamentações sobre o uso de água. Entre outros, previa que a água deveria ser distribuída de modo proporcional, baseando-se na área que necessitava de irrigação. O agricultor era responsável pela manutenção dos canais que atravessassem sua propriedade. E havia uma administração coletiva dos canais.
II. Em torno de 700 a.C., os egípcios inventaram a Noria, uma roda com baldes ou panelas de barro, que girava com a força da correnteza do rio. Os baldes assim eram enchidos e levados para cima, onde despejavam a sua água em uma calha ou aqueduto. Isso permitiu a elevação, ou recalque, da água, para pontos mais altos, sem precisar da força humana.
III. Em 500 a.C., os persas inventaram a Sakia. Muito semelhante à Noria, porém para fazer a elevação, se utilizavam de bois (força externa) e não da correnteza do rio. Podendo assim elevar água, mesmo sem correnteza (poços, por exemplo).
IV. Em 250 a.C. o grego Arquimedes inventou um dispositivo chamado posteriormente de Parafuso de Arquimedes. Basicamente era um parafuso dentro de um tubo oco. Quando o parafuso girava, a sua parte inferior acumulava água, que percorria o parafuso até sair pela parte superior. Este mecanismo é utilizado até hoje, tanto para água, quanto para grãos e outras finalidades.
V. Em 1948, o primeiro pivô central foi patenteado por Frank Zybach, no Nebraska, Estados Unidos, desenvolvendo de forma muito pronunciada a agricultura na região.

Estão corretas as afirmativas:


A I, apenas
B II, apenas
C II, III e IV, apenas
D I, III, IV e V, apenas
E I, II, III, IV e V

💡 1 Resposta

User badge image

Marcílio Silva

Letra E

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais