Buscar

8. Faça um resumo do clássico caso Marbury vs. Madison, que criou o controle de constitucionalidade nos Estados Unidos da América.

Essa pergunta também está no material:

trabalho 5 DIAN
2 pág.

Direito Constitucional I Faculdades Integradas do BrasilFaculdades Integradas do Brasil

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No caso Marbury vs. Madison, ocorrido em 1803, a Suprema Corte dos Estados Unidos estabeleceu o princípio do controle de constitucionalidade. O caso envolvia a nomeação de William Marbury como juiz de paz pelo então presidente John Adams, pouco antes de deixar o cargo. No entanto, o novo secretário de Estado, James Madison, se recusou a entregar a nomeação a Marbury. Marbury entrou com uma ação na Suprema Corte, buscando um mandado de segurança para que Madison fosse obrigado a entregar a nomeação. O juiz John Marshall, que era o presidente da Suprema Corte na época, decidiu que a seção do Judiciary Act de 1789, que dava à Suprema Corte a autoridade para emitir mandados de segurança, era inconstitucional. Essa decisão estabeleceu o princípio do controle de constitucionalidade, que permite que a Suprema Corte declare leis ou ações do governo como inconstitucionais. A partir desse caso, a Suprema Corte dos Estados Unidos ganhou o poder de revisar a constitucionalidade das leis e tomar decisões que têm um impacto significativo no sistema jurídico do país.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais