Buscar

trabalho 5 DIAN

Prévia do material em texto

1. Em que consiste a inconstitucionalidade?
A doutrina define a inconstitucionalidade como um ou vários vícios, a inconstitucionalidade afeta a validade da norma por não ser compatível com a constituição, A inconstitucionalidade (situação ou estado decorrente de um ou vários vícios) pode ser conceituada como a desconformidade do ato normativo (inconstitucionalidade material) ou de seu processo de elaboração (inconstitucionalidade formal) com algum preceito ou princípio constitucional.
2. O que você entendeu da chamada inconstitucionalidade parcial sem redução de texto?
Na inconstitucionalidade parcial sem redução do texto, a inconstitucionalidade se dirige a uma ou mais interpretações sobre o texto. O texto permanece intacto, no entanto, se atinge uma ou mais interpretações sobre ele, que passam a ser inconstitucionais, não possuindo validade jurídica.
Por exemplo um artigo de lei que pode ser interpretado de várias maneiras, se um juiz declara que a lei é constitucional com base na interpretação tal, mas eu defendo a interpretação de uma outra maneira, ao pedir a inconstitucionalidade seria da interpretação que foi dada pelo tribunal não atingindo o ato normativo em si, mas a interpretação dada pelo juiz.
3. Quando ocorre a chamada inconstitucionalidade formal? Dê exemplo.
A inconstitucionalidade formal ou orgânica decorre de vicio de incompetência do órgão que promana o ato normativo bem como quando utiliza procedimento diverso daquele fixado na Constituição. Exemplo, se o Estado faz uma lei que é de competência do município, isso significa que é um vício de competência do órgão, ou se o Presidente da República edita uma medida provisória de um assunto que ele não tem competência ele utilizou um procedimento diverso daquele fixado na Constituição.
4. É possível compreender a democracia do Século XXI sem a jurisdição constitucional? Argumente.
5. Dê exemplo de inconstitucionalidade derivada.
6. Em consiste o modelo de controle de constitucionalidade inglês atual, que implica em soluções de natureza dialogada ou coparticipativa?
7. Em consiste o modelo de controle de constitucionalidade francês atual? Em que consiste a chamada “Questão Prioritária de Constitucionalidade”?
8. Faça um resumo do clássico caso Marbury vs. Madison, que criou o controle de constitucionalidade nos Estados Unidos da América.
9. Em que consiste o modelo austríaco de controle de constitucionalidade?
10. Como no direito brasileiro é tratada a questão das normas constitucionais inconstitucionais?
11. Em que consistiu o debate entre Hans Kelsen e Carl Schmitt sobre o defensor da Constituição?
12. Em que consiste a proposta de Habermas de um “autocontrole do legislador”?
13. O que você entendeu do Texto-Aula? Que papel tem a jurisdição constitucional para a democracia?
14. É possível compreender a democracia do Século XXI sem a jurisdição constitucional? Argumente.

Continue navegando