Logo Passei Direto
Buscar
O plano de intervenção terapêutica é o documento de referência para organizar a evolução do processo terapêutico cognitivo comportamental. Nele se encontra um a sequência programada de metas a atacar sendo algumas imediatas e outras dependentes destas. Considerando as a�rmativas abaixo, marque cada uma com V se verdadeira ou com F se falsa. Feito isto escolha a única opção de resposta que apresenta a sequência correta das avaliações.

As avaliações parciais devem ser realizadas a cada oito meses de terapia.
Tipicamente, elege-se um período entre 8 e 12 sessões para a transição de uma parte para outra, podendo esse período variar dependendo do progresso do paciente.
O plano terapêutico é um documento que pode ser dividido em três partes. As sessões primárias, as sessões intermediárias e as sessões finais.
a) V-V-F.
b) F-F-V.
c) V-F-V.
d) V-F-F.
e) F-V-V.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o plano de intervenção terapêutica: 1. As avaliações parciais devem ser realizadas a cada oito meses de terapia. É falsa (F). Normalmente, as avaliações parciais em terapia cognitivo-comportamental são realizadas com mais frequência, geralmente a cada algumas sessões ou meses, mas não especificamente a cada oito meses. 2. Tipicamente, elege-se um período entre 8 e 12 sessões para a transição de uma parte para outra, podendo esse período variar dependendo do progresso do paciente. É verdadeira (V). Essa afirmação está correta, pois a transição entre partes do tratamento pode variar conforme o progresso do paciente, e um intervalo de 8 a 12 sessões é comum. 3. O plano terapêutico é um documento que pode ser dividido em três partes. As sessões primárias, as sessões intermediárias e as sessões finais. É verdadeira (V). O plano terapêutico geralmente é estruturado em partes que incluem sessões primárias, intermediárias e finais, refletindo a progressão do tratamento. Agora, com as classificações: 1. F 2. V 3. V A sequência correta é: e) F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A sequência correta das avaliações é: a) V-V-F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike3
User badge image

Felipe Natan

há 2 anos

e) F-V-V

As avaliações parciais devem ocorrer a cada 12 sessões, pouco mais pouco menos. Oito meses é muito tempo sem avaliação parcial. As sessões iniciais, intermediárias e finais, tem interregno típico entre 8 e 12 sessões. Isto é, a cada dois a três meses, tempo em que se revisam as metas.

Essa resposta te ajudou?

3
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

3. ( ) - No tratamento do TEPT é importante aprender a lidar com perdas. Para isso deve-se explorar o modo como a pessoa interpreta aquilo que acredita ser muito importante e que irá sofrer se perder.

( ) - Em caso de perda significativa, uma meta relevante é estabilizar o humor e psicoeducar sobre as fases do luto

( ) - Neste transtorno de estresse pós traumático, o autoconceito negativo representa a necessária regulação do humor para fins de progressão da terapia.

Um processo terapêutico, com base cognitivo-comportamental breve, é estruturado e passível de ser avaliado ao longo das sessões terapêuticas quanto à evolução do paciente. Considerando as afirmativas abaixo, marque cada uma com V as verdadeira ou com F se falsa. Feito isto escolha a única opção de resposta que apresenta a sequência correta das avaliações.

I - Uma lista de problemas dá início construção da lista de metas e submetas .

II - São necessárias 10 submetas para cada meta.

III - Cada submeta precisa ser descrita de tal forma que possa ser atingida em um tempo finito e metrificável quanto ao que se deseja alcançar.


F - F - V.
V - F - V.
V - F - F.
F - V - V.
V - V - F.

4. F-F-V.

V-V-F.

V-F-F.

V-F-V.

F-V-V.
Data Resp.: 28/09/2023 10:09:48

Explicação:

É fato que a lista de problemas dá origem à lista de metas. Mas, o número de submetas varia, o mais comum é o desenho de três submetas. Para cada meta se propõe submetas que sejam realizáveis em um intervalo finito de tempo e quantificável quanto ao conteúdo, forma e objetivo a alcançar.


F-F-V.
V-V-F.
V-F-F.
V-F-V.
F-V-V.

Acesso psicoterapêutico breve requer um grau de atenção a mais do terapeuta. Primeiro, da fala do paciente decorre sinais, sintomas e contextos onde estes são mais exuberantes. É preciso estar atento ao conjunto dos sinais e sintomas para inferir uma hipótese diagnóstica a mais precisa possível e adequada ao conjunto apresentado pelo paciente. Há que se prestar atenção também à linguagem corporal. Nesse sentido, avalie cada opção dentre as abaixo e marque a única opção verdadeira.


V-V-F.
F-F-V.
V-F-V.
F-V-V.
V-F-F.

A Psicanálise no geral aplica-se a psicoterapias breves. Contudo, de acordo com Ferenczi, a escuta ativa e a entrevista semiestruturada não são importantes para deliberar sobre o que se passa com o analisando. Na fase de tratamento, após a avaliação inicial e após a realização do contrato, escolhe-se as técnicas e então se organiza o plano de intervenção. Numa terapia breve não se trabalham o autoconceito, a autoestima nem a autoimagem. O foco é tão somente a demanda a ser atendida. Questões mais profundas ficam para outra ocasião. Num set de psicoterapia breve, escolhe-se alvos para trabalhar. Não há uma hierarquia de alvos, ou uma sequência em que sejam abordados. Essa escolha é do paciente. Nas sessões iniciais, inclusive aquelas onde são realizadas a tarefa de avaliar o paciente, o terapeuta deve atentar para os problemas a serem resolvidos. Para tal, é comum estabelecer metas, descritas como oposição lógica à descrição do problema. Data Resp.: 28/09/2023 10:18:49


Verdadeiro
Falso

Na abordagem psicanalítica breve, observa-se que há convergências com a psicanálise tradicional e singularidades que levam em consideração a brevidade de tempo e o estabelecimento de um contexto focal. Considerando as afirmacoes abaixo, avalie cada uma sobre se é verdadeira ou falsa. Em seguida marque a única opção de resposta verdadeira.

FONTE: QUINET, A. (1991) As 4 + 1 Condições da Análise. 8ª Edição, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores.

I - Na avaliação inicial o psicoterapeuta deve promover a fala do paciente de modo que possa saber se sua técnica é adequada à demanda trazida por ele.

II - Para Freud, a etapa da avaliação inicial tem como objetivo estabelecer uma ligação entre o paciente e seu processo terapêutico e à pessoa do analista (Quinet, 1991).

III - Quinet (1991) apresenta três funções das entrevistas iniciais. A primeira, é a função sintomal indicando que a demanda não deve ser aceita em sua forma bruta como descrita. A segunda, é a função prognóstica que diz respeito à estimativa de sucesso do processo terapêutico. E a terceira função é a função contra transferencial que libera o terapeuta para interferir na fala do paciente promovendo o contexto para o curso da terapia ser de fato breve.

Considerando as afirmações abaixo, avalie qual ou quais é ou são verdadeiras, qual ou quais é ou são falsas e escolha dentre as alternativas abaixo a única opção de resposta verdadeira.

I - A finalização de uma avaliação inicial é indicada por um documento de registro dos sinais e sintomas onde o diagnóstico já se encontra apontado e informado ao paciente.

II - A avaliação inicial tipicamente é um momento onde se po


Verdadeiro - Verdadeiro
Verdadeiro - Falso
Falso - Verdadeiro
Falso - Falso

É verdadeiro que na avaliação inicial o psicoterapeuta deve promover a fala do paciente e que a etapa da avaliação inicial tem como objetivo estabelecer uma ligação entre o paciente e seu processo terapêutico. Contudo Quinet (1991) apresenta três funções das entrevistas iniciais. A primeira, é a função sintomal (sinto-mal). Refere-se a que a demanda não deve ser aceita em sua forma bruta como descrita. Deve passar pelo crivo do analista que com sua experiência destacará os sintomas relevantes para o mal-estar do paciente. A segunda, é a função diagnóstica que diz respeito ao enquadramento em categorias adequadas para fins de encontrar melhores modos de lidar com o sofrimento do paciente. E, por fim, a terceira função é a função transferencial.

8.

o a guarda dos registros relativos ao plano de intervenção e sua execução nos registros das sessões.

( ) - Testes, entrevistas, psicodramas e outras técnicas aplicáveis são de interesse do paciente mas deva em ser mantidas em sigilo pelo psicólogo, exceto quando for o caso de terceiros solicitarem. Neste caso, o psicólogo apresentará um laudo ou relatório dos testes.

( ) - Apenas nos casos em que há requisitos legais, orientações jurídicas de pacientes em conflito com a lei, deverá o psicólogo se acautelar e informar no contrato quais métodos, técnicas e quais testes escolheu para aplicar em apoio ao processo psicoterapêutico.

Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.

Apenas a afirmativa II é verdadeira.

São verdadeiras ambas I e III e a afirmativa II é falsa.

Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

Apenas a afirmativa I é verdadeira.


Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
Apenas a afirmativa II é verdadeira.
São verdadeiras ambas I e III e a afirmativa II é falsa.
Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
Apenas a afirmativa I é verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina