Buscar

Conhecer os sintomas e manifestações do TEA é fundamental para que os alunos com TEA sejam incluídos e consigam aproveitar ao máximo a experiência ...

Conhecer os sintomas e manifestações do TEA é fundamental para que os alunos com TEA sejam incluídos e consigam aproveitar ao máximo a experiência escolar. A partir daí, tomar alguns procedimentos que podem ajudar tanto na inclusão como também facilitar o aprendizado para o bom desenvolvimento por parte do autista. Pesquisadores e estudiosos da área sugerem dicas que contribuem para isto. Por exemplo:


• Adaptar as aulas às necessidades desses estudantes é fundamental. Para ajudá-los a se preparar, é interessante disponibilizar um planejamento e um calendário com bastante antecedência e manter-se fiel a essa estrutura; fazer isso é útil, pois eles costumam ser muito ligados a regras e podem apresentar certa resistência às mudanças.
• Outra boa dica é disponibilizar slides e outros recursos, assim, eles podem rever o conteúdo com calma, quantas vezes for preciso. Dependendo do estudante, é possível que apresente pouca coordenação motora, por isso, escrever e prestar atenção na aula não é algo muito produtivo.
• Se o aluno preferir, é interessante que o autorize a gravar as aulas.
• Uma medida que pode colaborar para que esses alunos tenham um bom desempenho é oferecer um pouco mais de tempo para a realização de provas e até mesmo um ambiente separado, que não apresente distrações. Assim, eles podem se concentrar melhor.
• O feedback também é essencial para que eles se saiam bem. Por isso, construir uma relação de confiança com esses alunos é muito importante, sempre oferecendo ferramentas para que eles possam se aprimorar.
• Por fim, esses alunos merecem todo o respeito e a consideração da turma. Em nenhuma circunstância podem ser desrespeitados, por isso, a classe deve estar envolvida em um processo de inclusão e aceitação das diferenças.
• Desenvolver uma parceria com a família e a orientação educacional da escola também será muito eficaz para acompanhar o progresso desses estudantes e, consequentemente, tornar o ambiente acadêmico mais positivo para todos.

Essa pergunta também está no material:

ebook_etapa_4 Transtorno do Espectro Autista - TEA
42 pág.

Transtorno do Espectro Autista - Tea. Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

É verdade, conhecer os sintomas e manifestações do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é fundamental para a inclusão e aproveitamento máximo dos alunos com TEA na experiência escolar. Alguns procedimentos podem ajudar nesse processo: - Adaptar as aulas às necessidades dos estudantes com TEA, disponibilizando um planejamento e calendário com antecedência e mantendo-se fiel a essa estrutura. - Disponibilizar recursos como slides e outros materiais para que os alunos possam revisar o conteúdo com calma, quantas vezes for necessário. - Permitir que os alunos gravem as aulas, caso prefiram. - Oferecer mais tempo para a realização de provas e um ambiente separado, sem distrações, para que possam se concentrar melhor. - Fornecer feedback constante para que possam se desenvolver e melhorar. - Promover respeito e consideração por parte de toda a turma, incentivando a inclusão e aceitação das diferenças. - Estabelecer uma parceria com a família e a orientação educacional da escola para acompanhar o progresso dos alunos com TEA e tornar o ambiente acadêmico mais positivo para todos. Essas são algumas dicas que podem contribuir para a inclusão e aprendizado dos alunos com TEA.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais