Logo Passei Direto
Buscar
"Ferreiro, a partir de suas pesquisas, mostrou a proficuidade que as produções espontâneas infantis oferecem quando as crianças escrevem conforme supõem ser a escrita das palavras, uma vez que esse material é reflexo das concepções que têm e indica o período de evolução em que se encontram." (NICOLAU, M.L.M. Um estudo das potencialidades e habilidades no nível da pré-escolaridade e sua possível interferência na concepção que a criança constrói sobre a escrita. São Paulo, 1993. (Livre-Docência) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.) Segundo essa autora uma característica do pensamento da criança pode virar obstáculo de aprendizagem se não for problematizado durante o trabalho pedagógico, pois os alunos poderão atribuir as características físicas do objeto à escrita da palavra. Que nome recebe essa fase do pensamento da criança?


A) Fase silábica da escrita.
B) Fase icônica.
C) Realismo nominal.
D) Realismo icônico.
E) Fase das garatujas.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções em relação ao que foi mencionado sobre o pensamento da criança e como isso pode se tornar um obstáculo na aprendizagem. A fase do pensamento da criança que pode levar a atribuições incorretas entre as características físicas do objeto e a escrita da palavra é conhecida como "realismo". Vamos analisar as alternativas: A) Fase silábica da escrita - Refere-se a uma etapa em que a criança começa a usar sílabas para escrever, mas não se relaciona diretamente com a atribuição de características físicas. B) Fase icônica - Esta fase se relaciona à representação visual, mas não é o termo mais adequado para o contexto. C) Realismo nominal - Refere-se à ideia de que a palavra é o nome do objeto, mas não aborda a questão da representação física. D) Realismo icônico - Este termo se refere à fase em que a criança associa a escrita com a aparência do objeto, o que se alinha com a descrição do obstáculo de aprendizagem mencionado. E) Fase das garatujas - Refere-se a uma fase inicial de scribbling, onde a criança ainda não está associando a escrita a palavras. Diante disso, a alternativa que melhor se encaixa na descrição do obstáculo de aprendizagem relacionado ao pensamento da criança é: D) Realismo icônico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o trecho citado, a fase do pensamento da criança em que ela atribui características físicas do objeto à escrita da palavra é chamada de "Realismo icônico". Portanto, a alternativa correta é a letra D) Realismo icônico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

"[...] A aquisição da leitura serve a um projeto maior que é a capacidade de agir de maneira autônoma no contexto da sociedade letrada." (FERRONATO,R. F. Alfabetização e Letramento / Raquel Franco— Londrina: UNOPAR, 2014,p. 95) Segundo o trecho acima a leitura tem objetivos maiores que apenas decodificar textos. Identifique atitudes CORRETAS para a leitura: I - Identificar as finalidades e funções da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto. II - Levantar pistas e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto a ser lido. III - Construir compreensão global do texto lido, se atendo ao tipo de letra. IV - Analisar, comparar, prever e ressignificar o mundo por meio de leituras descontextualizadas. V - Desenvolver atividade positivas em relação a leitura. Assinale a alternativa correta:


A) I, II, III, IV e V.
B) I, III e IV.
C) II, III e IV.
D) I, IV e V.
E) I, II e V.

Percebe-se a partir de meados dos anos 80, que a preocupação com o fracasso escolar se torna eminente, o que levou a busca dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Assim chega o Construtivismo no Brasil, a partir da obra dessas autoras e sua abordagem sobre os níveis de escrita das crianças. Com base nesse contexto, o construtivismo pretendeu ser:


A) Uma nova cartilha para alfabetização.
B) Um processo de construção de letras, sílabas e frases.
C) Uma sequência de passos a serem seguidos na alfabetização.
D) Um novo método de alfabetização.
E) Uma mudança conceitual para se pensar a alfabetização.

Ferreiro e Teberosky (1999) consideram em seus estudos e pesquisas que as crianças aprendem de forma ativa, a partir da interação como o objeto do conhecimento, e não apenas passivamente por meio de memorização. (FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: ArtMed, 1999) Neste sentido, sobre a sondagem, é correto afirmar:


A) A sondagem é importante para que o professor realize na turma as comparações entre as crianças, pois na turma todos devem aprender igualmente.
B) A sondagem é importante para que o professor apresente aos pais em que nível a criança se encontra no processo de construção de escrita e da leitura, assim a família pode contribuir nos avanços em casa.
C) Apresenta ao professor as dificuldades que a criança tem ao iniciar a aprendizagem da escrita e leitura, assim, o professor pode realizar as correções necessárias.
D) Possibilita o treino de escritas até que a criança compreenda como se dá o processo de construção da escrita e leitura.
E) Possibilita ao professor desenvolver intervenções pedagógicas, através da análise das hipóteses sobre

"[...] a questão dos métodos de alfabetização, em favor de novos fins, para a consecução dos quais, se respeitadas tanto a maturidade individual necessária na criança quanto a necessidade de rendimento e eficiência, podem ser utilizados outros métodos, em especial o método analítico-sintético — misto ou eclético —, e se obterem resultados satisfatórios." Fonte: (MORTATTI, 2000, apud, FERRONATO, R. F. Alfabetização e Letramento / Raquel Franco— Londrina: UNOPAR, 2014, p. 56). O método misto/eclético tinha como característica:


A) O professor só aplicava um ou outro método, sem fazer associações ou análise do desenvolvimento do aluno, a escolha partia de sua vontade e desejo.
B) O trabalho sempre partia das unidades maiores da língua, não sendo aceito o estudos das unidades menores, pois o que interessava era o texto.
C) O trabalho poderia partir das unidades maiores de significados como palavra, frase e texto, bem como das unidades menores(letra/som e sílabas).
D) Ser uma abordagem em que as crianças são distintas quanto ao ritmo de aprendizagem e este deve ser ignorado durante as aulas.
E) O foco do trabalho está no utilização de um só método, que se for bem aplicado não haverá falhas. Começavam sempre das unidades menores de significados.

O tempo que uma criança leva para aprender a ler e a escrever é ainda mais complexo, pois nem sempre se restringe ao tempo escolar. O que está em jogo é a compreensão da natureza do sistema de escrita, que, segundo Ferreiro (2011), é uma reconstrução interna, e não uma recepção de conhecimento pré-elaborado. Sobre as escritas espontâneas, é correto afirmar que:


A) Possibilita a expressão da criança e valoriza a manifestação de seu pensamento, bem como os testes de hipóteses.
B) É um processo indicado para alunos de quinto ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que já estão alfabetizados.
C) Não pode ser considerada no processo de alfabetização, de início da aprendizagem e da construção da escrita.
D) É uma atividade pedagógica com pouco resultado no processo de construção da escrita.
E) É uma estratégia pedagógica utilizada apenas para alunos do terceiro ano dos anos iniciais.

Por muito tempo acreditou-se que somente o método seria responsável pela alfabetização do povo brasileiro, mas isso não se comprovou na prática. Os defensores dos métodos sintéticos acreditam nessa afirmação. Dentro desse contexto, os métodos sintéticos partiam das unidades menores para as unidades maiores. Quais eram os métodos expoentes desse período? Assinale a alternativa correta.


A) Fônico, soletração e silabação.
B) Soletração, silabação e palavração.
C) Fônico, silabação e palavração.
D) Fônico, soletração e palavração.
E) Soletração, silabação, sentenciação.

Leia as proposições a seguir e marque a alternativa que apresenta a resposta correta sobre o que é a sequência didática:

I – A sequência didática é um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais.
II – A sequência didática deve ser utilizada apenas nos anos finais do Ensino Fundamental.
III – A sequência didática tem um princípio e um fim conhecidos tanto pelo professor como pelos alunos.
A) Estão corretas as afirmativas I, II e III.
B) Estão corretas as afirmativas I e III.
C) Está correta a afirmativa II.
D) Estão corretas as afirmativas I e II.
E) Estão corretas as afirmativas II e III.

Conhecemos os estudos de Emília Ferreiro e Ana Tebereosky (2007), de acordo com os estudos dessas autoras complete as lacunas corretamente.

A __________________ da Língua Escrita foi um estudo que se apoiou na teoria de _______________ para compreender processo de aquisição da leitura e da escrita pela criança. Para essa ______________ o aluno é um sujeito que aprende através de suas próprias ______________ sobre o objeto e o mundo, objeto aqui pode ser compreendido como objeto de conhecimento. Assim a criança vai construindo suas próprias ______________ de pensamento.
A) Psicogênese - Piaget - metodologia – possibilidades – categoriass
B) Psicogênese - Wallon -categoria – respostas – teorias
C) Metodologia - Piaget - teoria – convicções – categorias
D) Psicogênese - Piaget - teoria – ações – categorias
E) Psicogênese - Vygostsky - teoria – ações – categorias

Mais conteúdos dessa disciplina