Buscar

Mãe procura UBS, referindo ter sido diagnosticada como portadora de tuberculose pulmonar bacilífera. Sua criança, com 3 meses de idade, apresenta-s...

Mãe procura UBS, referindo ter sido diagnosticada como portadora de tuberculose pulmonar bacilífera. Sua criança, com 3 meses de idade, apresenta-se assintomática. Solicitando PPD com resposta 2+ (técnica de Mantoux) e radiografia de tórax normal. A conduta em relação à criança é:


A) Fazer teste tuberculínico com O.T. em diluições decrescentes. Fazer quimioprofilaxia se qualquer dos testes for positivo.
B) Aplicar, imediatamente, BCG intradérmico.
C) Quimioprofilaxia primária (INH por três meses) seguida de novo teste tuberculínico.
D) Solicitar RX de tórax e, se normal, tranquilizar a mãe.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A conduta em relação à criança, nesse caso, é a alternativa D) Solicitar RX de tórax e, se normal, tranquilizar a mãe. Como a criança está assintomática e apresenta radiografia de tórax normal, não há necessidade de realizar o teste tuberculínico ou aplicar a vacina BCG. A conduta é apenas solicitar o RX de tórax para confirmar a ausência de alterações e tranquilizar a mãe.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais