Buscar

Primigesta com 32 semanas de gestação vem ao pronto-socorro de uma unidade secundária de assistência à saúde (sem unidades de terapia intensiva), n...

Primigesta com 32 semanas de gestação vem ao pronto-socorro de uma unidade secundária de assistência à saúde (sem unidades de terapia intensiva), na cidade de São Paulo, relatando dor de cabeça, muito edema e escotomas. Ao exame, mostra regular estado geral, edema generalizado, reflexo patelar exacerbado, PA-170/110 mmHg, altura uterina de 29 cm, batimentos cardíacos fetais de 125 por minuto, ausência de contrações uterinas e ausência de sangramento genital. A melhor opção para o médico é:


A) transferí-la para a sala de emergência, colocar máscara de oxigênio, iniciar hidralazina venosa e monitorizar a PA de 30 em 30 minutos.
B) acionar o obstetra da unidade e auxiliá-lo em cesárea de urgência para interromper a progressão da doença.
C) avisar o coordenador da enfermagem que o caso é grave e que ele deve providenciar internação em unidade de terapia intensiva mais próxima.
D) acompanhar a gestante em ambulância adequada, com destino a serviço terciário obstétrico que libere vaga, com acesso venoso e sondagem vesical; iniciar o sulfato de magnésio venoso seguido de hidralazina venosa.
E) acionar o obstetra da unidade e auxiliá-lo a criar um ambiente de unidade de terapia intensiva com bomba de infusão, oximetria e cateter de oxigênio.

Essa pergunta também está no material:

FMJ 2014
28 pág.

Residência Universidade BrasilUniversidade Brasil

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, a melhor opção para o médico é a alternativa D) acompanhar a gestante em ambulância adequada, com destino a serviço terciário obstétrico que libere vaga, com acesso venoso e sondagem vesical; iniciar o sulfato de magnésio venoso seguido de hidralazina venosa. Isso porque a paciente apresenta sinais de pré-eclâmpsia grave, como dor de cabeça, edema, escotomas e pressão arterial elevada. Nesse caso, é necessário encaminhá-la para um serviço de maior complexidade, onde possa receber cuidados intensivos e tratamento adequado para a condição.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais