Buscar

Mariana tem 8 meses de idade, trazida pela mãe, dona Luzia, para consulta de puericultura de rotina, após três faltas consecutivas. Apresentava-se ...

Mariana tem 8 meses de idade, trazida pela mãe, dona Luzia, para consulta de puericultura de rotina, após três faltas consecutivas. Apresentava-se bem, sem queixas e sem alterações ao exame clínico. Avaliada sua curva de crescimento, o médico verificou que permanecia no percentil 50 para a altura com relação à última medida realizada aos 4 meses de idade, mas tinha evoluído do percentil 50 para o percentil 97 para o peso. Realizado o inquérito alimentar, dona Luzia foi sincera, dizendo que iniciara com “danoninho” e papa de bolachas de maisena com leite aos 5 meses, sopa de macarrão batido no liquidificador, às vezes “miojo”. Gostava de batatas, mas não comia carne, pois achava ser muito cedo e tinha a impressão de não aceitação pela criança. Há três meses voltara ao trabalho, optando por interromper a amamentação. Então, “Mariana ficava mais calma com o danoninho, chorava menos”. O médico verificou que o Agente Comunitário de Saúde daquela microárea estava licenciado por doença. Seguindo a Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável, dona Luzia deveria:


A) introduzir o “danoninho”, pois trata-se de um alimento saudável à base de leite.
B) manter o aleitamento materno exclusivo até os seis meses, introduzindo papas de frutas e salgadas, sem carne, até os 8 meses, quando também poderá introduzir frutas em pedaços e a carne, inclusive ovo, sem macarrão ou o “danoninho”.
C) manter o aleitamento materno exclusivo até os seis meses, introduzindo de forma gradual duas papas de frutas e uma salgada, podendo já incluir carnes e ovo; a segunda, aos sete meses, de forma complementar à amamentação.
D) introduzir a papa de frutas duas vezes ao dia, papa salgada uma vez ao dia, a partir dos 4 meses, com amamentação complementar. Refeições completas aos seis meses, quando se faz o desmame.
E) manter o aleitamento materno exclusivo até os seis meses, introduzindo duas papas de frutas e uma papa salgada, manter o aleitamento complementarmente e introduzir carne aos 8 meses.

Essa pergunta também está no material:

FMJ 2014
28 pág.

Residência Universidade BrasilUniversidade Brasil

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável, dona Luzia deveria escolher a alternativa B) manter o aleitamento materno exclusivo até os seis meses, introduzindo papas de frutas e salgadas, sem carne, até os 8 meses, quando também poderá introduzir frutas em pedaços e a carne, inclusive ovo, sem macarrão ou o "danoninho". Essa é a recomendação para uma alimentação saudável e adequada para o desenvolvimento da criança.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais