Buscar

Durante uma consulta de puericultura, você observa um estrabismo convergente permanente no olho esquerdo de uma criança hígida de 10 meses de idade...

Durante uma consulta de puericultura, você observa um estrabismo convergente permanente no olho esquerdo de uma criança hígida de 10 meses de idade. Não há outras anormalidades ao exame físico. O peso, comprimento e o desenvolvimento neuropsicomotor estão adequados. A melhor conduta para este caso é:


a) encaminhar a criança sem demora para o oftalmologista pelo risco de desenvolvimento de ambliopia.
b) encaminhar a criança sem demora para o oftalmologista pelo risco de desenvolvimento de diplopia.
c) conduta expectante pois a quase totalidade dos estrabismos convergentes resolvem-se espontaneamente até o final do 2º ano de vida.
d) conduta expectante pois a quase totalidade dos estrabismos convergentes resolvem-se espontaneamente até o final do 5º ano de vida.

Essa pergunta também está no material:

usp rp 2012 - objetiva
36 pág.

Residência Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A melhor conduta para o caso descrito é a alternativa A) encaminhar a criança sem demora para o oftalmologista pelo risco de desenvolvimento de ambliopia. O estrabismo convergente permanente pode levar à ambliopia, que é uma diminuição da acuidade visual em um ou ambos os olhos, e quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, melhor será o prognóstico. O oftalmologista poderá avaliar a necessidade de correção com óculos, exercícios oculares ou cirurgia.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais