Buscar

Assinale a alternativa CORRETA. I. A cirrose hepática resulta de um processo crônico de intensa fibrose que compromete o fígado difusamente, cujas...

Assinale a alternativa CORRETA.

I. A cirrose hepática resulta de um processo crônico de intensa fibrose que compromete o fígado difusamente, cujas principais causas são as hepatites virais B e C e a hepatopatia alcoólica.
II. Varizes esofágicas, retais e periumbilicais sinalizam desvios porto-sistêmicos induzidos pela hipertensão portal que pode acompanhar cirrose hepática.
III. A ascite, na cirrose hepática, é favorecida pela hipertensão portal e por uma pressão coloidosmótica reduzida, esta última decorrente de uma produção hepática insuficiente de proteínas plasmáticas.
IV. A encefalopatia hepática é uma complicação possível da cirrose, mediada pela hipertensão portal, que envolve os efeitos tóxicos da amônia, produzida no ambiente intestinal, sobre o sistema nervoso.
V. A colangite biliar primária, que em geral se observa em mulheres e que, cronicamente, pode culminar com cirrose, compromete especificamente ductos biliares intra-hepáticos de pequeno calibre.
a. Todas as proposições são verdadeiras.
b. Todas as proposições são falsas.

Essa pergunta também está no material:

P2 Patologia (Nossa)
10 pág.

Medicina Universidade do Sul de Santa CatarinaUniversidade do Sul de Santa Catarina

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina