Buscar

Paciente do sexo masculino, 40 anos, relata dor epigástrica em queimação, plenitude pós-prandial, saciedade precoce e eructações, em média, 3 episó...

Paciente do sexo masculino, 40 anos, relata dor epigástrica em queimação, plenitude pós-prandial, saciedade precoce e eructações, em média, 3 episódios por semana, nos últimos 8 meses. Nega emagrecimento, alteração do hábito intestinal e história familiar de câncer gástrico. Com relação ao quadro clínico, é INCORRETO afirmar:

Exames complementares, como endoscopia digestiva alta, podem ser realizados, na ausência de resposta terapêutica, após o tratamento empírico inicial.
Tratamento empírico com inibidores de bomba de próton e procinéticos, como terapia medicamentosa inicial pode ser iniciado.
Hipersensibilidade visceral e distúrbios motores gástricos, como hipocontratilidade antral e relaxamento inadequado do fundo gástrico são mecanismos fisiopatogênicos propostos para explicar o quadro clínico deste paciente.
Gastrite crônica é a principal hipótese diagnóstica deste paciente e endoscopia digestiva alta com pesquisa de Helicobacter pylori deve ser realizada.

Essa pergunta também está no material:

P1 - 2021 1
41 pág.

Medicina Universidade do Sul de Santa CatarinaUniversidade do Sul de Santa Catarina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, a afirmativa INCORRETA é: "Gastrite crônica é a principal hipótese diagnóstica deste paciente e endoscopia digestiva alta com pesquisa de Helicobacter pylori deve ser realizada." Isso ocorre porque o paciente não apresenta sintomas típicos de gastrite, como náuseas, vômitos ou perda de peso. Além disso, não há histórico familiar de câncer gástrico. Portanto, a endoscopia digestiva alta com pesquisa de Helicobacter pylori não é a primeira opção de diagnóstico nesse caso. É importante considerar outras possibilidades diagnósticas, como a síndrome do intestino irritável ou dispepsia funcional, que podem apresentar sintomas semelhantes aos descritos pelo paciente. O tratamento empírico com inibidores de bomba de próton e procinéticos pode ser uma opção inicial para aliviar os sintomas e, caso não haja resposta terapêutica, exames complementares, como a endoscopia digestiva alta, podem ser realizados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais