Buscar

Antes do início do século XX, era corriqueiro e permitido, nas diversas sociedades, o uso de substâncias hoje proibidas. Foi apenas com a Conferênc...

Antes do início do século XX, era corriqueiro e permitido, nas diversas sociedades, o uso de substâncias hoje proibidas. Foi apenas com a Conferência de Xangai, em 1909, e a Convenção de Haia, em 1912 (também conhecida como Primeira Convenção do Ópio), que a comunidade internacional passou a adotar entendimento sobre a nocividade dessas substâncias e a necessidade de extirpar seu uso da sociedade.


Naquele momento, diversos Estados, entre eles o brasileiro, declararam guerra ao uso de drogas, manejando o Direito por meio do aporte de sucessivas e cada vez mais rígidas normas de repressão e punição da conduta social. Constata-se, atualmente, que o Estado está perdendo essa guerra, sendo necessária a tomada de decisões que modifiquem a política pública quanto às drogas.


Sabe-se que o Brasil é uma sociedade que vem sendo atingida profundamente por essas mazelas, mas a política estatal, e essencialmente o Direito, parece dar sinais trocados aos indivíduos. Ao mesmo tempo: (I) ampliou-se a repreensão aos crimes relacionados ao tráfico de drogas, inclusive com a equiparação à hediondez e previsão constitucional no art. 5º, XLIII, de que o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins deve ser considerado em lei como crime inafiançável e insuscetível de graça ou anistia; e (II) está-se discutindo a descriminalização na Suprema Corte.


Acompanhe na imagem a seguir sobre qual temática você precisa refletir em seu âmbito profissional.


Com base no que foi estudado por você na Unidade de Aprendizagem, quais usos podem ser dados ao Direito para o fato social da falência da guerra às drogas?

Respostas

User badge image

JAMILE ALVES CARVALHO LIMA

Padrão de resposta esperado

O exercício diz respeito à tríade fato – valor – norma. Além disso, é preciso saber que o Direito pode ser utilizado como aparelho repressivo/punitivo, como instrumento de controle e ainda como regulador dos fatos sociais. Deve estar presente na resposta a função dos valores na escolha das normas e na interpretação dessas.


No uso da função do Direito como aparelho repressivo, o legislativo opta por normas rígidas e o Estado, sancionador, reprime a conduta social de quem incide na lei de entorpecentes, seja como fornecedor, produtor etc., seja como usuário.


Na vertente de ser instrumento de controle, o que se procura é, por meio da repressão, extirpar do território nacional o tráfico de drogas entorpecentes ilegais e seu respectivo uso.


Como regulador do fato social, constata-se que as leis repressivas não deram conta de exercer a pacificação da sociedade e o incremento da qualidade de vida da população, permanecendo o elevado uso e levando a parcelas da sociedade consequências reflexas da guerra às drogas. Nesse caso, opta-se pela descriminalização e pelo manejo de normas organizativas a fim de moldar comportamentos.


O que está na base da diferença da decisão política que se apresenta são valores; há reação pessoal e uma tendência à polarização dos indivíduos entre os que defendem a proibição total e os que propõem a legalização completa.


A política repressiva representa o desejo de grande parcela (provavelmente a maior) dos brasileiros que atribuem um valor altamente negativo a quem faz uso de drogas e desrespeita a ordem estatal. Estes apontam para componentes como aumento da violência decorrente do uso e da necessidade de obtenção e aumento da disponibilidade, o que tende a ter por consequência a ampliação do consumo e a diminuição da percepção de seus riscos.


No outro espectro valorativo encontram-se aqueles que pugnam por educação, políticas de redução de danos e regulação dos mercados, entre outras medidas, pois em seu confronto valorativo veem no custo ao bem-estar social advindo do aparelho repressivo consequências e valores mais negativos para a sociedade como um todo, estando o uso de drogas inserido na esfera de liberdade individual.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina