Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto a seguir:

“Os supositórios (do latim suppositum – colocado por baixo e torus – fragmento) são formas farmacêuticas de natureza sólida, formados por uma massa que contém os princípios ativos dissolvidos ou dispersos. Destinam-se à administração retal. O seu formato e dimensão são adequados ao reto. A massa funde-se em contacto com a mucosa retal. O seu peso varia entre 2-3 g e a dimensão é de cerca de 3,5 cm x 1,2 cm.”
Fonte: CABRAL, C.; PITA, J. R. Ciclo de Exposições: Temas de Saúde, Farmácia e Sociedade. Catálogo. Journal of Pharmacy and Pharmacology, v. 63, n. 10, p. 1368-1371, 2015.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre supositórios, pode-se afirmar que algumas substâncias que apresentam farmacológica são preferíveis incorporar nessa forma farmacêutica do que em formas de administração via oral, porque:

Os excipientes utilizados nas formas de supositório são mais estáveis.
O suco gástrico possui um ph de caráter básico.
Os medicamentos são dispersos em uma temperatura de 25ºc.
As características organolépticas dificultam a administração.
1. Os excipientes utilizados nas formas de supositório são mais estáveis.
2. O suco gástrico possui um ph de caráter básico.
3. Os medicamentos são dispersos em uma temperatura de 25ºc.
4. As características organolépticas dificultam a administração.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas apresentadas em relação às características dos supositórios e suas vantagens em comparação com a administração oral. 1. Os excipientes utilizados nas formas de supositório são mais estáveis. - Essa afirmação pode ser verdadeira, pois os supositórios podem ter uma estabilidade maior em comparação com algumas formas orais, mas não é a principal razão para a escolha dessa forma farmacêutica. 2. O suco gástrico possui um pH de caráter básico. - Na verdade, o suco gástrico é ácido, com pH em torno de 1,5 a 3,5. Portanto, essa afirmação está incorreta. 3. Os medicamentos são dispersos em uma temperatura de 25ºC. - Essa afirmação não é relevante para a escolha da forma farmacêutica, pois a temperatura de dispersão não é um fator determinante. 4. As características organolépticas dificultam a administração. - Essa afirmação é verdadeira, pois muitos medicamentos orais podem ter sabores ou odores desagradáveis, o que pode dificultar a adesão do paciente. Os supositórios podem ser uma alternativa para evitar esse problema. Diante da análise, a alternativa que melhor justifica a preferência por supositórios em relação à administração oral é a 4. As características organolépticas dificultam a administração.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com base nas informações fornecidas, a alternativa correta é a seguinte: 1. Os excipientes utilizados nas formas de supositório são mais estáveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto a seguir:

“É a introdução de droga dentro do corpo muscular. Muitos são os músculos do corpo humano, porém, bem poucos os que se prestam a esta finalidade; para isto, deve ele apresentar as seguintes características: a) corpo bem desenvolvido; b) fácil acessibilidade; c) ausência de grandes vasos e nervos situados superficialmente. Depois da via endovenosa, a intramuscular é a de mais rápida absorção: daí o seu largo emprego.”
Fonte: HORTA, W. A.; TEIXEIRA, M. S. INJEÇÕES PARENTERAIS. Rev. esc. enferm., São Paulo, v. 7, n. 1, p. 46-79, mar. 1973.
Quando os medicamentos são administrados por via intramuscular, a sua ação sistêmica ocorre mais devagar se comparada às outras vias de administração, porém, os efeitos são mais duradouros. Considerando o conteúdo estudado sobre a via intramuscular, analise as afirmativas a seguir:
I. As emulsões podem ser administradas via intramuscular.
II. A velocidade de absorção do fármaco depende do tipo de preparação.
III. As preparações oleaginosas são absorvidas mais rapidamente pelo organismo.
IV. As injeções intramusculares devem ser aplicadas nos músculos esqueléticos.
Está correto apenas o que se afirma em:

I. As emulsões podem ser administradas via intramuscular.
II. A velocidade de absorção do fármaco depende do tipo de preparação.
III. As preparações oleaginosas são absorvidas mais rapidamente pelo organismo.
IV. As injeções intramusculares devem ser aplicadas nos músculos esqueléticos.
1. Correta: I, II e IV.
2. I e IV.
3. I e II.
4. I e III.
5. II e III.

Leia o excerto a seguir:

“Excipientes em geral são conceituados como substâncias auxiliares diretamente envolvidas na composição das diversas formulações farmacêuticas. Constituintes de diferentes sistemas terapêuticos viabilizam o sucesso da forma farmacêutica final, apresentando características e propriedades diferentes daquelas pertinentes aos fármacos.”
Fonte: CAVALCANTI, O. A. Excipientes farmacêuticos: perspectivas dos polissacarídeos na pesquisa e desenvolvimento de novos sistemas de liberação. Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar, v. 6, n. 1, 2002.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre escolha dos excipientes, pode-se afirmar que os excipientes precisam passar por uma série de ensaios clínicos, físico-químicos e microbiológicos para serem incorporados em uma formulação farmacêutica, porque:

Cada forma farmacêutica requer o uso de excipientes diferentes, sendo assim, a segurança e eficácia precisam ser comprovadas.
Algumas características clínicas e físico-químicas podem ser variadas sem que haja prejuízos para a ação terapêutica.
O sucesso da formulação final depende dos excipientes incorporados na produção em lote-piloto.
A escolha dos edulcorantes utilizados para mascarar as propriedades organolépticas dependem dos resultados desses ensaios.
Dependendo da ação farmacológica de um fármaco, é necessário que as características físico-químicas atendam às especificações do fda.
1. Correta: Cada forma farmacêutica requer o uso de excipientes diferentes, sendo assim, a segurança e eficácia precisam ser comprovadas.
2. Algumas características clínicas e físico-químicas podem ser variadas sem que haja prejuízos para a ação terapêutica.
3. O sucesso da formulação final depende dos excipientes incorporados na produção em lote-piloto.
4. A escolha dos edulcorantes utilizados para mascarar as propriedades organolépticas dependem dos resultados desses ensaios.
5. Dependendo da ação farmacológica de um fármaco, é necessário que as características físico-químicas atendam às especificações do fda.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre supositórios, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As formulações que possuem ação laxante são produzidas com glicerina.
II. ( ) A via retal é uma alternativa para pacientes que possuem dificuldades de deglutir.
III. ( ) As mucosas do reto facilitam a absortividade do fármaco.
IV. ( ) Os edulcorantes são amplamente adicionados em supositórios.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

I. ( ) As formulações que possuem ação laxante são produzidas com glicerina.
II. ( ) A via retal é uma alternativa para pacientes que possuem dificuldades de deglutir.
III. ( ) As mucosas do reto facilitam a absortividade do fármaco.
IV. ( ) Os edulcorantes são amplamente adicionados em supositórios.
1. F, V, V, F.
2. Correta: V, V, V, F.
3. F, V, F, V.
4. V, F, F, V.
5. F, F, V, V.

Mais conteúdos dessa disciplina