Buscar

O modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio pode ser comparado ao sistema Terra-Lua, em que o papel da Terra é desempenhado pelo próton e o da Lua ...

O modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio pode ser comparado ao sistema Terra-Lua, em que o papel da Terra é desempenhado pelo próton e o da Lua pelo elétron, a atração gravitacional sendo substituída pela eletrostática. A distância média entre o elétron e o próton no átomo é da ordem de 0,5 ��.
a) Admitindo esse modelo, qual seria a freqüência de revolução do elétron em torno do próton? Compare-a com a freqüência da luz visível. (Resp.: 7,2 x 1015 s-1, da ordem das freqüências da luz visível).
b) Qual seria a velocidade do elétron na sua órbita? É consistente usar a eletrostática nesse caso? É consistente usar a mecânica não-relativística? (Resp.: 2,3 x 10³ km/s, menos de 1% da velocidade da luz, podendo ainda ser tratada como não relativística. Não é consistente, na física clássica, usar a eletrostática neste modelo. Um estado estacionário só é obtido na física quântica).


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A frequência de revolução do elétron em torno do próton, de acordo com o modelo de Bohr, é de aproximadamente 7,2 x 10^15 s^-1, o que está na mesma ordem de grandeza das frequências da luz visível. b) A velocidade do elétron em sua órbita é de cerca de 2,3 x 10^3 km/s, o que é inferior a 1% da velocidade da luz. Nesse modelo, a eletrostática é usada, mas é importante ressaltar que esse modelo não é consistente com a física clássica. Na física quântica, é necessário considerar estados estacionários para descrever corretamente o átomo de hidrogênio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais