Buscar

A alcalinidade da água é representada pela presença dos íons hidróxido, carbonato e bicarbonato. O conhecimento das concentrações desses íons permi...

A alcalinidade da água é representada pela presença dos íons hidróxido, carbonato e bicarbonato. O conhecimento das concentrações desses íons permite a definição de dosagens de agentes floculantes e fornece informações sobre as características corrosivas ou incrustantes da água analisada. Com base no que você leu sobre a alcalinidade da água, assinale a alternativa correta.

A. 

Os íons causadores da alcalinidade têm características ácidas. Sendo assim, reagem quimicamente com soluções básicas, ocorrendo a reação de neutralização.

B. 

Na quantificação dos íons HCO3–, pode ser utilizado o methyl orange como indicador, cuja faixa de pH de atuação varia de 3,1 a 4,6.

C. 

Os indicadores, quando adicionados à amostra, não apresentam colorações e não indicam a presença ou não de um ou mais tipos de alcalinidade.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais