Buscar

A alcalinidade das águas é determinada por titulação de neutralização ácido-base, empregando solução de ácido a uma concentração conhecida. Para ac...

A alcalinidade das águas é determinada por titulação de neutralização ácido-base, empregando solução de ácido a uma concentração conhecida. Para acompanhar a titulação nessa determinação, podem-se utilizar métodos potenciométricos ou colorimétricos (indicadores). Assinale a alternativa correta a respeito da análise para a determinação da alcalinidade de águas.

A. 

A alcalinidade à fenolftaleína é decorrente da presença de bicarbonatos, sendo determinada em amostras de pH 4.

B. 

Não é possível observar a coexistência das três formas de alcalinidade vistas, porque, em valores de pH abaixo de 4,4, os íons bicarbonato são desfeitos.

C. 

Os indicadores utilizados nas titulações ácido-base mostram a mudança de meio ácido para básico. Portanto, mudam de cor quando o pH está acima ou abaixo de 7.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta a respeito da análise para a determinação da alcalinidade de águas é a seguinte: C. Os indicadores utilizados nas titulações ácido-base mostram a mudança de meio ácido para básico. Portanto, mudam de cor quando o pH está acima ou abaixo de 7.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais