Buscar

What are the characteristics of leprosy reactions? Os surtos reacionais são definidos como episódios inflamatórios que se intercalam no curso crôn...

What are the characteristics of leprosy reactions?

Os surtos reacionais são definidos como episódios inflamatórios que se intercalam no curso crônico da hanseníase.
As reações se dividem em dois tipos (reversa ou tipo 1 e eritema nodoso da hanseníase ou tipo 2) e são desencadeadas por determinados fatores, como infecções, vacinação, gravidez, puerpérios, estresse, medicamentos iodados.
Tende a surgir mais precocemente no tratamento, entre o 2º e o 6º mês, caracteristicamente na hanseníase dimorfa.
É considerada reação mediada pela imunidade celular, caracterizada pela exacerbação das lesões preexistentes, que se tornam edemaciadas, eritematosas, brilhantes, semelhante à erisipela, podendo surgir novas lesões, embora pouco numerosas.
Os sintomas sistêmicos variam, mas em geral há febre baixa, surgimento de lesões novas a distância.
Neurites: tornam-se frequentes e graves, podendo ser a única manifestação clínica, e, se não tratadas precocemente, deixam sequelas.
Nervos mais comprometidos: ulnares e medianos nos membros superiores, fibular comum e tibial posterior nos membros inferiores e facial e grande auricular no segmento cefálico.
Eritema nodoso hansênico: É observada nas formas multibacilares (virchowianas ou dimorfas), em geral, após seis meses de tratamento.
Corresponde a uma paniculite (inflamação da hipoderme) lobular (predomina nos lóbulos), acompanhado

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As características das reações na hanseníase incluem: 1. Surtos inflamatórios intercalados no curso crônico da doença. 2. Dividem-se em dois tipos: reação reversa (tipo 1) e eritema nodoso hansênico (tipo 2). 3. Desencadeadas por fatores como infecções, vacinação, gravidez, puerpério, estresse e medicamentos iodados. 4. Tendem a surgir mais precocemente no tratamento, entre o 2º e o 6º mês, principalmente na hanseníase dimorfa. 5. Caracterizam-se pela exacerbação das lesões preexistentes, que se tornam edemaciadas, eritematosas e brilhantes, semelhantes à erisipela. Podem surgir novas lesões, embora em menor número. 6. Os sintomas sistêmicos variam, mas geralmente incluem febre baixa e surgimento de lesões novas em outras partes do corpo. 7. As neurites (inflamação dos nervos) tornam-se frequentes e graves, podendo ser a única manifestação clínica. Se não tratadas precocemente, podem deixar sequelas. 8. Os nervos mais comprometidos são os ulnares e medianos nos membros superiores, fibular comum e tibial posterior nos membros inferiores, e facial e grande auricular no segmento cefálico. 9. O eritema nodoso hansênico é observado nas formas multibacilares da doença, geralmente após seis meses de tratamento. Caracteriza-se por uma inflamação da hipoderme lobular, acompanhada de nódulos na pele. É importante ressaltar que o diagnóstico e tratamento das reações na hanseníase devem ser realizados por profissionais de saúde especializados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais