Logo Passei Direto
Buscar
A cinesiologia estuda os planos e os eixos do movimento humano. Os planos são definidos como elementos bidimensionais retilíneos que, no corpo humano, o dividem em duas partes. Um eixo tem uma relação perpendicular com o plano. Os planos e os eixos estabelecem uma relação no corpo humano para permitir a realização dos movimentos dos segmentos corporais, que descrevem movimentos rotatórios e, como tal, rodam ao redor de um ponto. No centro desse ponto, encontramos os eixos dos movimentos que estão posicionados nas articulações do corpo. Sobre planos, eixos e seus movimentos, podemos afirmar:

A O plano que divide o corpo em duas partes (direita e esquerda) é denominado de sagital, e os movimentos que ocorrem nesse plano são denominados, em sua maioria, rotação interna e externa.
B O plano que divide o corpo nas partes anterior e posterior é denominado de frontal, e os movimentos corporais que ocorrem nesse plano são denominados, em sua maioria, de abduções a aduções.
C O plano que divide o corpo nas partes superior e inferior é denominado de transversal, e, nesse plano, ocorrem a flexão e a extensão.
D O plano que divide o corpo em anterior e posterior é denominado de coronal, e, nesse plano, ocorrem a pronação e a supinação.
A
B
C
D
User badge image
EstudandoBiomecanica

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa C. O plano que divide o corpo nas partes superior e inferior é denominado de transversal, e, nesse plano, ocorrem a flexão e a extensão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia as afirmacoes abaixo e marque verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) A articulação do tornozelo é responsável pela transmissão das irregularidades sentidas pelos pés ao restante da perna, dando ao corpo a adaptação necessária para que ocorra o equilíbrio sobre os pés. O tornozelo é responsável pela união entre a canela e o pé, podendo realizar movimentos de flexão e extensão, plano coronal. ( ) A articulação do joelho responde pelo movimento angular existente no meio da perna, permitindo a adaptação da perna às diferentes superfícies durante o caminhar (subida, descida ou plano). Portanto, é responsável pela união entre a coxa e a canela e realiza apenas um único movimento, que ocorre no plano sagital. ( ) A articulação do quadril é responsável pela movimentação da perna (coxa, joelho, canela, tornozelo e pé) e o movimento que realiza no plano coronal é o de extensão e flexão frontal da perna. ( ) Movimento de flexão e extensão do tornozelo é realizado no plano coronal assim como o de inversão e eversão. Assinale a alternativa CORRETA.

( ) A articulação do tornozelo é responsável pela transmissão das irregularidades sentidas pelos pés ao restante da perna, dando ao corpo a adaptação necessária para que ocorra o equilíbrio sobre os pés. O tornozelo é responsável pela união entre a canela e o pé, podendo realizar movimentos de flexão e extensão, plano coronal.
( ) A articulação do joelho responde pelo movimento angular existente no meio da perna, permitindo a adaptação da perna às diferentes superfícies durante o caminhar (subida, descida ou plano). Portanto, é responsável pela união entre a coxa e a canela e realiza apenas um único movimento, que ocorre no plano sagital.
( ) A articulação do quadril é responsável pela movimentação da perna (coxa, joelho, canela, tornozelo e pé) e o movimento que realiza no plano coronal é o de extensão e flexão frontal da perna.
( ) Movimento de flexão e extensão do tornozelo é realizado no plano coronal assim como o de inversão e eversão.
A V, V, V, V.
B F, F, F, F.
C F, V, F, F.
D Nenhuma das alternativas.

Sobre o padrão de marcha do paciente com sequelas de AVE, assinale a alternativa correta.


A Marcha Ceifante
B Marcha em Tesoura
C Marcha Trendelenburg
D Marca Escarvante

A respeito das fases da marcha comprometidas no paciente com AVE, Assinale a alternativa correta.


A Apoio final e pré-balanço
B Pré-balanço e balanço inicial
C Balanço final e contato inicial
D Apoio médio e apoio final

O tipo de exercício no qual uma força externa fornece assistência, manual ou mecânica, porque os músculos movimentadores primários precisam de ajuda para completar o movimento é o


A passivo.
B passivo-assistido.
C ativo-assistido.
D ativo-resistido.
E auto-passivo.

Na avaliação de marcha de um paciente com hemiparesia espástica, durante a fase de balanço, no lado parético, observa(m)-se


A diminuição no tempo de apoio, do passo, do tempo de balanço, da velocidade e da cadência.
B diminuição no tempo de apoio, do passo, do tempo de balanço e aumento da velocidade e da cadência.
C aumento no tempo de apoio, do passo, do tempo de balanço, da velocidade e da cadência.
D diminuição no tempo de apoio, do passo, da velocidade e da cadência e aumento do tempo de balanço.

A mobilidade normal de um segmento inclui a amplitude de movimento (ADM) articular e ADM muscular adequadas. Situações que ocasionam redução da mobilidade exercem vários efeitos sobre os tecidos moles e ósseo. É correto citar entre esses efeitos:


A atro�a muscular, especialmente nos músculos de contração rápida, além de degeneração da cartilagem articular devido à redução de cargas e de movimentação articular.
B redução no tamanho e no número de feixes de �bras colágenas nos tendões, diminuição da força e encurtamento dos ligamentos.
C ocorrem importantes alterações ósseas, que podem resultar em osteoporose, enquanto que a massa muscular geralmente encontra-se preservada nas primeiras semanas de imobilização.
D perda óssea, redução de massa muscular, rigidez articular são efeitos da sobrecarga articular devido ao imobilismo.
E diminuição do número de sarcômeros, aumento de conteúdo hídrico e do número de proteoglicanas na cartilagem articular, diminuição da força tensiva e da rigidez elástica dos tendões.

A fase de acomodação de posição ocupa cerca de 40% do ciclo normal, enquanto os 60% restantes compreendem a fase de oscilação.


A
B
C
D
E

Mais conteúdos dessa disciplina