Buscar

CHECKLIST PARA AVALIAÇÃO DOS ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS Objetivo do estudo: A pesquisa teve como objetivo investigar fatores de risco para mortalidade...

CHECKLIST PARA AVALIAÇÃO DOS ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS
Objetivo do estudo: A pesquisa teve como objetivo investigar fatores de risco para mortalidade materna obstétrica no Município do Recife.
Descrição do tipo de estudo (coorte, caso-controle etc.): O tipo de estudo foi o caso-controle, onde teve como casos todos os óbitos maternos obstétricos ocorridos até um ano após a gestação entre as mulheres residentes no Recife, registrados entre primeiro de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2005.
Tipo de abordagem (observacional, intervenção): A abordagem foi do tipo observacional.
Método de coleta de dados (primário, secundário): Os dados coletados são de origem secundária, visto que, foram obtidos de fontes já disponíveis, os Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (SINASC).
Temporalidade da coleta (prospectivo, retrospectivo, atual): A temporalidade da coleta de dados do estudo foi retrospectiva, visto que o pesquisador colheu informações pregressas (do ano de 2005) e analisou os fatores de risco para a mortalidade materna obstétrica.
Variável desfecho e variáveis independentes (morte, dor, peso etc.): As variáveis independentes foram: idade (em anos), escolaridade (anos completos de estudo), inserção produtiva (engajada ou não em atividade produtiva), parição (nulíparas e multíparas), tipo de parto (vaginal ou cesariano), realização e número de consultas de pré-natal e tipo de provedor do estabelecimento de saúde (SUS / não SUS). A variável desfecho foram os óbitos maternos.
Método de análise (testes de associação, de comparação etc.): Foram utilizados testes de associação para avaliação de significância estatística.
A conclusão responde o objetivo? Sim, o estudo identificou os alguns dos fatores de risco para a mortalidade materna, contudo deixa como conclusão que questões mais complexas envolvidas nos óbitos ainda precisam ser mais bem conhecidas, principalmente aqueles referentes a assistência prestada durante o acompanhamento da gravidez, parto e puerpério.
Assim, estudos dessa natureza são fontes de disseminação da situação de saúde e contribuem para a melhoria da assistência integral à saúde da mulher com informações baseada em evidências.

Essa pergunta também está no material:

checklist-para-avaliacao-dos-estudos-epidemiologicos
2 pág.

Epidemiologia Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O texto que você compartilhou parece ser um checklist para avaliação de estudos epidemiológicos. Ele descreve o objetivo do estudo, o tipo de estudo realizado (caso-controle), a abordagem (observacional), o método de coleta de dados (secundário), a temporalidade da coleta (retrospectiva), as variáveis independentes e dependentes, o método de análise e a conclusão do estudo. Esse tipo de checklist é útil para garantir que os estudos epidemiológicos sejam bem planejados e conduzidos de forma adequada.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina