Logo Passei Direto
Buscar
7 O aluno com deficiência física que possui a fala comprometida utiliza outros recursos como forma de complementar sua comunicação. A imagem a seguir é um recurso pedagógico que pode ser desenvolvido e utilizado em sala de aula. Como é denominado esse recurso? FONTE DA IMAGEM: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Revista Ciranda da Inclusão, Brasília, Ano II, n. 13 dez. 2010.


a) Tabela visual.
b) Recurso escolar.
c) Ciranda temática.
d) Prancha com desenhos.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a descrição fornecida, o recurso pedagógico que pode ser desenvolvido e utilizado em sala de aula por um aluno com deficiência física que possui a fala comprometida é denominado "d) Prancha com desenhos".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O código braile não foi a primeira ação de leitura para cegos: havia métodos com inscrições em alto-relevo, normalmente feito por letras costuradas em papel, que eram muito grandes e pouco práticos. Antes de criar seu método, quatro anos antes, Louis Braille conheceu um capitão da artilharia francesa que havia criado um sistema de escrita noturna, para facilitar a comunicação secreta entre soldados, já utilizando pontos em relevo. Braille simplificou esse trabalho e o aprimorou, permitindo que o sistema fosse também utilizado para números e símbolos musicais. O Brasil conhece o sistema desde 1854, fomos o primeiro país da América Latina a conhecer o sistema. Atualmente, o sistema braile já está difundido pelo mundo todo. Em nosso país, 400 mil pessoas leem em braile. No entanto, este dado não é garantia de sucesso do sistema em nossas escolas. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A carência de informação é ainda o principal problema em relação ao braile. PORQUE II- Um agravante é que muitos professores acham que é simples ensinar o braile a um aluno cego. No entanto, a alfabetização com esse sistema tem suas especificidades e, o professor, para realizar essa tarefa com êxito, tem de buscar ajuda. Assinale a alternativa CORRETA:


A) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é um complemento da primeira.
B) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.
C) As duas asserções são proposições falsas e não têm relação entre si.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.

5 A Paralisia Cerebral (PC) é um termo geral que engloba manifestações clínicas muito variadas, que têm em comum a dificuldade motora em consequência a uma lesão cerebral. É um dano neurológico que causa a inabilidade ou o descontrole dos músculos. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Paralisia cerebral ocorre frequentemente em crianças, antes, durante ou após o parto. ( ) A lesão não é gradativa, ou seja, não se agrava. ( ) Em alguns casos, pode apresentar incapacidade motora acentuada. ( ) Síndrome definida como distúrbio mental, apresentando convulsões e espasmos repetitivos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


a) V - F - F - F.
b) V - V - V - F.
c) F - V - F - V.
d) F - F - V - V.

6 São diversas as síndromes e muitas apresentam alterações cromossômicas, desde modificações numéricas ou estruturais. Assim, podemos saber como algumas síndromes se desenvolvem. Sobre a Síndrome de Down, analise as sentenças a seguir: I- É uma alteração genética, que acontece no momento do parto. II- A linguagem fica mais comprometida. III- As interações sociais podem se desenvolver bem. IV- Podem aparecer distúrbios, como hiperatividade ou depressão. Assinale a alternativa CORRETA:


a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) Somente a sentença IV está correta.

8 Podem-se relacionar uma série de sugestões importantes a todos os atores educacionais responsáveis pela educação de um aluno com baixa visão. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:


a) Oriente o estudante a nunca procurar recursos como o computador, pois ele se cansará menos e aumentará sua independência. Pense nos estudantes com baixa visão como pessoas que veem.
b) Ensine a criança e o jovem sobre sua deficiência e sobre o que eles podem ver ou não podem ver bem (muitas crianças não têm consciência disso).
c) Não use as palavras “olhe” e “veja” livremente.
d) Ajude-o a desenvolver comportamentos e habilidades para participar de brincadeiras e recreações junto com os colegas, dificultando o processo de socialização e inclusão.

Com relação aos riscos de ter uma criança com deficiência intelectual, percebe-se que a maioria dos casos poderiam ser evitados. No que diz respeito aos fatores de riscos pré-natais, que são considerados desde o momento da concepção até o início do trabalho de parto, assinale a alternativa CORRETA:


A. Prematuridade, baixo peso e oxigenação cerebral insuficiente.
B. Doenças infecciosas na mãe, como rubéola, sífilis, toxoplasmose, desnutrição materna e má assistência à gestante.
C. Carência de estimulação global e intoxicações por remédios ou inseticidas.
D. Acidentes de trânsito, afogamento, choque elétrico, quedas e asfixia.

Mais conteúdos dessa disciplina