Buscar

O Ministério da Educação e Cultura, nos Referenciais para Formação de Professores (1999), propõe mudanças na criação dos sistemas de formação – nos...

O Ministério da Educação e Cultura, nos Referenciais para Formação de Professores (1999), propõe mudanças na criação dos sistemas de formação – nos quais se articulem os processos de formação inicial (nos cursos de licenciatura) e formação continuada (formação de professores já em exercício, programas promovidos dentro e fora das escolas, considerando diferentes possibilidades - presenciais e a distância) e ainda propõe que a formação de professores se oriente pelos seguintes pressupostos:

1. O necessário compromisso com o sucesso das aprendizagens de todos os alunos na creche e nas escolas de educação infantil e do ensino fundamental exige que o professor considere suas diferenças culturais, sociais e pessoais e que, sob hipótese alguma, as reafirme como causa de desigualdades e exclusão.
2. Os projetos de desenvolvimento profissional só terão eficácia se estiverem vinculados à condição de trabalho, avaliação, carreira e salário.
3. R.A atuação do professor tem como dimensão principal a docência, e se restringe a ela: não inclui a participação no projeto educativo e curricular da escola, nem a produção do conhecimento pedagógico ou a participação na comunidade educacional.
4. O desenvolvimento profissional permanente é necessidade intrínseca a sua atuação é, por isso, um direito de todos os professores.
5. Somente a formação inicial docente não atende os requisitos para uma atuação pedagógica de qualidade, ao longo da carreira.

Essa pergunta também está no material:

CORDENAÇÃO DO TRABALHO EDUCACIONAL I e II
6 pág.

Pedagogia Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O Ministério da Educação e Cultura, nos Referenciais para Formação de Professores (1999), propõe mudanças na criação dos sistemas de formação de professores, buscando articular os processos de formação inicial e formação continuada. Além disso, a formação de professores deve se orientar pelos seguintes pressupostos: 1. Compromisso com o sucesso das aprendizagens de todos os alunos, considerando suas diferenças culturais, sociais e pessoais, sem reafirmá-las como causa de desigualdades e exclusão. 2. Vinculação dos projetos de desenvolvimento profissional à condição de trabalho, avaliação, carreira e salário. 3. A atuação do professor se restringe à docência, não incluindo a participação no projeto educativo e curricular da escola, nem a produção do conhecimento pedagógico ou a participação na comunidade educacional. 4. O desenvolvimento profissional permanente é um direito de todos os professores. 5. A formação inicial docente não é suficiente para garantir uma atuação pedagógica de qualidade ao longo da carreira. Esses são os pressupostos propostos pelo Ministério da Educação e Cultura para a formação de professores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina