Buscar

Miskolci e Campana (2017, p. 727), referindo obra de Scala, explicam que “o papa João Paulo II, em sua “Carta às mulheres”, se referiu à necessidad...

Miskolci e Campana (2017, p. 727), referindo obra de Scala, explicam que “o papa João Paulo II, em sua “Carta às mulheres”, se referiu à necessidade de defender a identidade feminina desde uma perspectiva essencialista e, alguns anos depois, na “Carta aos bispos”, de 31 de maio de 2004, manifestou-se contra o discurso feminista, reiterando que a maternidade era um elemento-chave da identidade feminina (ponto 13). A partir de então, a contraofensiva católica (e posteriormente de todo o conservadorismo religioso) seria o combate a essa “perspectiva de gênero”. Para isso, começou a atacar, afirmando que na verdade não era mais do que uma ferramenta ideológica de dominação e, assim, a desarticular, desconfigurar e reprovar as ideias e mensagens feministas. Esses setores começaram a definir a “ideologia de gênero” como “um sistema de pensamento fechado” a defender que as diferenças entre o homem e a mulher não correspondem a uma natureza fixa, senão que são construções culturais e convencionais, feitas segundo os papéis e estereótipos que cada sociedade designa aos sexos.”

MISKILCI, R.; CAMPANA, M. “Ideologia de gênero”: notas para a genealogia de


O texto acima mostra um exemplo de construção ideológica. Considerando seu conteúdo à luz de seus conhecimentos em matéria, avalie as proposições a seguir e aponte a relação entre elas.

I. Os empreendedores morais contrários à “ideologia de gênero” são grupos de interesse conservadores que pretendem distanciar os movimentos feminista e LGBT das definições de políticas públicas, tomando o controle sobre elas.

PORQUE

II. A intenção dos setores conservadores da sociedade é delimitar o Estado como espaço masculino e heterossexual, resistindo às demandas de emancipação feminina e à expansão de direitos e cidadania daquelas pessoas que consideram uma ameaça a sua concepção de mundo tradicional.

Assinale a resposta que expressa suas conclusões:

a.

As proposições I e II são falsas.

b.

A proposição I é falsa e a proposição II é verdadeira.

c.

As proposições I e II são verdadeiras, e a II justifica a I.

d.

A proposição I é verdadeira e a proposição II é falsa.

e.

As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.

Respostas

33 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto apresentado, a proposição I está correta, pois os empreendedores morais contrários à "ideologia de gênero" são grupos de interesse conservadores que pretendem distanciar os movimentos feminista e LGBT das definições de políticas públicas, tomando o controle sobre elas. A proposição II também está correta, pois a intenção dos setores conservadores da sociedade é delimitar o Estado como espaço masculino e heterossexual, resistindo às demandas de emancipação feminina e à expansão de direitos e cidadania daquelas pessoas que consideram uma ameaça a sua concepção de mundo tradicional. Portanto, a resposta correta é a letra c) As proposições I e II são verdadeiras, e a II justifica a I.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina