Buscar

Quais foram as principais realizações de Washington Luís? Política Econômica Crise de 1929 e Queda do Café Candidatura de Júlio Prestes Revolução d...

Quais foram as principais realizações de Washington Luís?
Política Econômica
Crise de 1929 e Queda do Café
Candidatura de Júlio Prestes
Revolução de 1930
Exílio e Morte
Durante seu governo, Washington Luís promoveu políticas econômicas voltadas para o desenvolvimento do país. Ele buscou atrair investimentos estrangeiros e promoveu o crescimento industrial. Seu governo também trabalhou na construção de rodovias e ferrovias para melhorar a infraestrutura de transporte do Brasil.
O governo de Washington Luís enfrentou desafios significativos, como a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, que teve impacto na economia brasileira devido à dependência do país das exportações de café. A queda nos preços do café afetou adversamente a economia brasileira e agravou as tensões políticas.
Uma das ações mais controversas de Washington Luís foi apoiar a candidatura de seu sucessor, Júlio Prestes, que representava o Estado de São Paulo. Isso gerou insatisfação em outros estados, especialmente Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que viam essa indicação como a manutenção do domínio paulista na presidência.
A insatisfação com a candidatura de Júlio Prestes levou à Revolução de 1930, liderada por políticos como Getúlio Vargas e Luís Carlos Prestes. Essa revolta resultou na deposição de Washington Luís e na instalação do governo provisório de Getúlio Vargas.
Após a Revolução de 1930, Washington Luís foi exilado e passou algum tempo na Europa. Ele retornou ao Brasil em 1947 e, posteriormente, se afastou da política. Ele faleceu em São Paulo, em 1957.

Essa pergunta também está no material:

Washington Luís
2 pág.

Concursos Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Durante seu governo, Washington Luís promoveu políticas econômicas voltadas para o desenvolvimento do país, buscando atrair investimentos estrangeiros e promovendo o crescimento industrial. Seu governo também trabalhou na construção de rodovias e ferrovias para melhorar a infraestrutura de transporte do Brasil. No entanto, seu governo enfrentou desafios significativos, como a crise de 1929 e a queda do café, que afetaram adversamente a economia brasileira e agravaram as tensões políticas. Uma das ações mais controversas de Washington Luís foi apoiar a candidatura de seu sucessor, Júlio Prestes, o que gerou insatisfação em outros estados e levou à Revolução de 1930, que resultou na deposição de Washington Luís e na instalação do governo provisório de Getúlio Vargas. Após a Revolução de 1930, Washington Luís foi exilado e passou algum tempo na Europa, retornando ao Brasil em 1947 e se afastando da política. Ele faleceu em São Paulo, em 1957.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais