Buscar

Os antimicrobianos são amplamente utilizados na clínica médico-veterinária e seu uso indiscriminado contribui com o aumento progressivo da resistên...

Os antimicrobianos são amplamente utilizados na clínica médico-veterinária e seu uso indiscriminado contribui com o aumento progressivo da resistência bacteriana. Esta resistência é um sério problema do ponto de vista clínico e de saúde pública, devido ao tratamento dos animais tornar seus produtos e derivados fonte para resistência bacteriana na espécie humana. (Fonte: Mota, R. A.; Silva, K. P.C. da; Freitas, M. F. L. de; Porto, W. J. N.; Silva, L.B. G. da. (2005). O abuso de drogas antimicrobianas e o aparecimento de resistência. Revista Brasileira de Pesquisa Veterinária e Zootecnia, 42(6), 465-470).

Considerando que esta resistência pode ser de origem da genética microbiana, analise as assertivas a seguir.

I - Os transpósons são considerados parasitas genômicos sem função no hospedeiro tendo a função de realocar ou introduzir cópias de si mesmos no genoma e possuem a capacidade de inativar, levar a uma mutação ou quebrar uma sequência de um gene.

II - O uso prescrito de um antibiótico permitiu que as bactérias reconhecessem essas substâncias e se prevenissem da ação destes medicamentos ocasionando em bactérias super-resistentes aos antibióticos.

III - Uma das causas da resistência bacteriana é o alto poder de mutação e a capacidade de recombinar seu próprio material genético e transmiti-la durante a replicação bacteriana.

IV - Alguns genes de resistência fazem parte dos transposons que podem mover genes com novas informações do DNA entre cromossomos e plasmídeos e assim poderá ser transmitido para outra bactéria. 

Considera-se correto o que está presente em

II e III, apenas.

I e IV, apenas.

II e IV, apenas.

I e II, apenas.

III e IV, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: II e IV, apenas. Justificativa: A assertiva I está incorreta, pois os transpósons possuem função no hospedeiro, que é a de se replicar e se espalhar pelo genoma. A assertiva II está correta, pois o uso indiscriminado de antibióticos pode levar a uma seleção natural de bactérias resistentes. A assertiva III está incorreta, pois a capacidade de mutação e recombinar material genético não é a única causa da resistência bacteriana. A assertiva IV está correta, pois os transpósons podem carregar genes de resistência e transmiti-los para outras bactérias.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais