Buscar

Os processos educacionais conglomeram, por excelência, duas realidades indissociáveis no desenvolvimento do ser humano: a formação intelectual e a ...

Os processos educacionais conglomeram, por excelência, duas realidades indissociáveis no desenvolvimento do ser humano: a formação intelectual e a formação social. A educação é um reflexo dos modos de vida do ser humano; encontra-se, pois, estreitamente atrelada ao contexto das relações sociais, construindo-o e nele sendo construída. Educar não é, entretanto, condicionar socialmente o indivíduo, mas, fundamentalmente, garantir-lhe liberdade e autonomia. A psicologia social aplicada à educação busca a compreensão do desenvolvimento humano no contexto sociocultural, bem como a

promoção das potencialidades do sujeito em interação com o outro social.

Temos como alicerce a ideia de uma educação que se caracteriza pela multiplicidade de significados e pela diversidade de situações e lugares de ocorrência; distanciando-nos, portanto, de uma concepção que limita, restringe a educação a um espaço único e retido.

Sobre a psicologia aplicada a educação podemos dizer:

Os propósitos ou atribuições delegados à psicologia social aplicada a educação não dizem respeito ao profissional que dela faz uso. 

Os propósitos ou atribuições delegados à psicologia social aplicada a educação ou ao profissional que dela faz uso, extrapolam, em grande medida, o âmbito da instituição organizacional familiar.

Os propósitos ou atribuições delegados à psicologia social aplicada a educação ou ao profissional que dela faz uso, extrapolam, em grande medida, o âmbito da instituição escolar, tendo em vista esse reconhecimento de que as práticas educacionais podem ser produzidas nos mais diversos âmbitos e destinadas a diferentes demandas, favorecendo o desenvolvimento de potencialidades e promovendo saúde e qualidade de vida. 

Pouco se pode dizer sobre os propósitos da psicologia social aplicada a educação

Os propósitos ou atribuições delegados à psicologia aplicada a educação ou ao profissional que dela faz uso são restritos a uma escola específica. 


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Os propósitos ou atribuições delegados à psicologia social aplicada a educação ou ao profissional que dela faz uso, extrapolam, em grande medida, o âmbito da instituição escolar, tendo em vista esse reconhecimento de que as práticas educacionais podem ser produzidas nos mais diversos âmbitos e destinadas a diferentes demandas, favorecendo o desenvolvimento de potencialidades e promovendo saúde e qualidade de vida."

1
Dislike0
User badge image

Paulo Freitas

Em "A psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia", Ana Bock discute o conceito de fenômeno psicológico, o qual ressalta que tradicionalmente vem sendo considerado elemento interno ao sujeito e desvinculado da realidade social em que ele está inserido. Dessa forma, a autora propõe a crítica a noção abstrata do fenômeno psicológico, ou seja: 

 

Considerá-lo algo interior ao sujeito onde está contida sua verdadeira identidade.

Considerá-lo como algo que se abriga no corpo do indivíduo mas que não se tem controle.

Considerá-lo construção no nível individual do mundo simbólico, que é social.

Considerá-lo pertencente à natureza humana, isto é, uma característica inata.

Considerá-lo dimensão anterior à existência da vida do homem em sociedade.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais