Buscar

A partir da observação dos gráficos deslocamento x tempo, qual foi o tipo de oscilação observado em cada uma das molas? As molas podem ter comport...

A partir da observação dos gráficos deslocamento x tempo, qual foi o tipo de oscilação observado em cada uma das molas?

As molas podem ter comportamentos diferentes dependendo de sua configuração, incluindo se possuem ou não amortecimento.
Molas sem Amortecimento (Molas Ideais): Seguem a lei de Hooke, esticando ou comprimindo de acordo com a força aplicada e retornam à posição de equilíbrio sem dissipação de energia.
Molas com Amortecimento (Molas Amortecidas): Absorvem energia e reduzem gradualmente o movimento devido à resistência interna, evitando oscilações excessivas e dissipando parte da energia em forma de calor.
Oscilação Harmônica Simples: No gráfico deslocamento x tempo, você verá uma curva senoidal (ou similar) que indica um movimento regular e periódico.
Oscilação Amortecida: O gráfico deslocamento x tempo mostrará uma diminuição gradual do deslocamento com o tempo, indicando que o movimento está sendo gradualmente reduzido devido à dissipação de energia.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Ondas Mecânicas - Física
1 pág.

Física Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para identificar o tipo de oscilação observado em cada uma das molas, é necessário analisar o gráfico de deslocamento x tempo. Se o gráfico apresentar uma curva senoidal (ou similar) que indica um movimento regular e periódico, então a oscilação é harmônica simples. Caso o gráfico mostre uma diminuição gradual do deslocamento com o tempo, indicando que o movimento está sendo gradualmente reduzido devido à dissipação de energia, então a oscilação é amortecida. Portanto, é necessário analisar o gráfico de cada mola para identificar o tipo de oscilação observado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais