Buscar

Uma pessoa que comete dano ambiental é passível de ser responsabilizada na esfera civil, penal e administrativa. Levando em consideração que a resp...

Uma pessoa que comete dano ambiental é passível de ser responsabilizada na esfera civil, penal e administrativa. Levando em consideração que a responsabilidade civil em nosso ordenamento jurídico é subjetiva. Essa a�rmativa se aplica nos casos de responsabilidade por danos ambientais?

Uma pessoa que comete dano ambiental é passível de ser responsabilizada na esfera civil, penal e administrativa.
A responsabilidade civil em nosso ordenamento jurídico é subjetiva.
a. Sim, a Lei da Política Nacional de Meio Ambiente - Lei 6.938/81 que foi recepcionada pela CF/88, aplica-se a responsabilidade objetiva. Ou seja, não se analisa a culpa do agente causador do dano e sim o potencial causador do dano, o nexo de causalidade e o dano efetivamente ocorrido.
b. Sim, para se apurar a responsabilidade do agente causador do dano ambiental, a prova da culpa é elemento essencial.
c. Não. Neste caso, aplica-se a responsabilidade objetiva. Ou seja, não se analisa a culpa do agente causador do dano e sim o potencial causador do dano, o nexo de causalidade e o dano efetivamente ocorrido.
d. Não, pois a CF/88 não recepcionou esse posicionamento e aplica-se a teoria da responsabilidade subjetiva
e. Sim, a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente - Lei 6.938/81 foi recepcionada pela CF/88 e assim aplica-se a responsabilidade subjetiva.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Objetiva (A1)_ Revisão da tentativa 2
8 pág.

Responsabilidade Civil Universidade Federal do ParanáUniversidade Federal do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "Sim, a Lei da Política Nacional de Meio Ambiente - Lei 6.938/81 que foi recepcionada pela CF/88, aplica-se a responsabilidade objetiva. Ou seja, não se analisa a culpa do agente causador do dano e sim o potencial causador do dano, o nexo de causalidade e o dano efetivamente ocorrido." Isso significa que, em casos de danos ambientais, a responsabilidade é objetiva, ou seja, não é necessário provar a culpa do agente causador do dano, mas sim o nexo de causalidade e o dano efetivamente ocorrido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais