Buscar

Acerca da ética na pesquisa, aponte a alternativa correta. Luiza e Pietro apresentaram os respectivos termos de livre consentimento esclarecido (...

Acerca da ética na pesquisa, aponte a alternativa correta.


Luiza e Pietro apresentaram os respectivos termos de livre consentimento esclarecido (TCLE) e avaliam que é o bastante para o início de uma pesquisa.
Luiza e Pietro não precisam do termo de livre consentimento esclarecido (TCLE) e nem da submissão de seu projeto ao comitê de ética e pesquisa (CEP), pois eles acreditam que não é preciso, afinal, são graduandos.
Luiza e Pietro apresentaram seu projeto aos respectivos comitês de ética e pesquisa (CEP) e após o aceite destes, apresentaram o termo de livre consentimento esclarecido (TCLE) para seus entrevistados.
Somente na pesquisa de Pietro será necessária a apresentação do termo de livre consentimento esclarecido (TCLE), afinal ele trabalha com uma questão mais importante do ponto de vista científico.
Luiza executa suas entrevistas sem qualquer termo de consentimento, pois acredita que o entendimento pela conversa é suficiente.

Essa pergunta também está no material:

revisao prova 1,2,3
3 pág.

Metodologia Científica

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Luiza e Pietro apresentaram seu projeto aos respectivos comitês de ética e pesquisa (CEP) e após o aceite destes, apresentaram o termo de livre consentimento esclarecido (TCLE) para seus entrevistados." Isso porque, de acordo com as normas éticas em pesquisa, é necessário que o projeto seja submetido ao comitê de ética e pesquisa (CEP) e que o termo de livre consentimento esclarecido (TCLE) seja apresentado aos entrevistados antes do início da pesquisa. A opção que apresenta essa conduta é a letra C. As outras alternativas apresentam condutas que não estão de acordo com as normas éticas em pesquisa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais