Buscar

7 (NUCLEP-2014) Sobre o uso de indicadores em titulações de neutralização é CORRETO afirmar que: Os indicadores são bases fracas que apresentam co...

7 (NUCLEP-2014) Sobre o uso de indicadores em titulações de neutralização é CORRETO afirmar que:

Os indicadores são bases fracas que apresentam cor diferente de acordo com a forma em que se apresentam em solução (forma ácida ou forma básica).
Na titulação de ácidos fracos com bases fortes, é recomendado o uso de indicadores cujos intervalos de viragem estão em faixa de pH ácido.
Existem indicadores com intervalo de viragem em diferentes faixas de pH.
Idealmente, o intervalo de viragem de um indicador deve ser o mais distante possível do ponto de equivalência da titulação.
Indicadores mistos são uma mistura de um indicador mais um corante orgânico, aumentando a nitidez da mudança de coloração, mantendo seu intervalo de viragem.
a) ( ) A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
b) ( ) A afirmativa III é falsa e a IV é verdadeira.
c) (X ) A afirmativa III é verdadeira e a V é falsa.
d) ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.
e) ( ) Todas as afirmativas são falsas.

Essa pergunta também está no material:

Gabarito das autoatividades de Química Analítica Quantitativa
23 pág.

Química Analítica Quantitativa Universidade Federal de São PauloUniversidade Federal de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "A afirmativa III é verdadeira e a V é falsa." Justificativa: I. Os indicadores são ácidos fracos que apresentam cor diferente de acordo com a forma em que se apresentam em solução (forma ácida ou forma básica). - FALSO. Os indicadores são bases fracas e não ácidos fracos. II. Na titulação de ácidos fracos com bases fortes, é recomendado o uso de indicadores cujos intervalos de viragem estão em faixa de pH ácido. - FALSO. Na titulação de ácidos fracos com bases fortes, é recomendado o uso de indicadores cujos intervalos de viragem estão em faixa de pH básico. III. Existem indicadores com intervalo de viragem em diferentes faixas de pH. - VERDADEIRO. IV. Idealmente, o intervalo de viragem de um indicador deve ser o mais distante possível do ponto de equivalência da titulação. - FALSO. Idealmente, o intervalo de viragem de um indicador deve estar próximo do ponto de equivalência da titulação. V. Indicadores mistos são uma mistura de um indicador mais um corante orgânico, aumentando a nitidez da mudança de coloração, mantendo seu intervalo de viragem. - FALSO. Indicadores mistos são uma mistura de dois ou mais indicadores, e não de um indicador e um corante orgânico.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais