Buscar

Curso DOSIMETRIA DAS RADIAÇÕES Teste QUESTIONÁRIO UNIDADE II Iniciado 09/10/23 20:40 Enviado 09/10/23 20:47 Status Completada Resultado da tentativ...

Curso DOSIMETRIA DAS RADIAÇÕES Teste QUESTIONÁRIO UNIDADE II Iniciado 09/10/23 20:40 Enviado 09/10/23 20:47 Status Completada Resultado da tentativa 5 em 5 pontos Tempo decorrido 6 minutos Resultados exibidos Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente Pergunta 1 A Eficácia Biológica Relativa (EBR) mede a influência da qualidade de um tipo de radiação na produção de efeitos radiobiológicos no tecido e nos sistemas biológicos irradiados. Ela depende da dose de radiação, da taxa de dose, do fracionamento da dose e da idade da pessoa exposta. A EBR é uma função da qualidade da radiação, a qual é expressa pela Transferência Linear de Energia (LET), que representa a perda média de energia, por colisão, de uma partícula carregada por unidade de comprimento da trajetória no tecido irradiado. A figura ilustra a probabilidade de surgimento de efeitos biológicos estocásticos em razão da dose de radiação administrada. Fonte: HALL, E.J. Radiobiology for the Radiologist. 4. ed. Philadelphia. P; Lippincott, 1994 (adaptado). Com base na figura apresentada, assinale a opção correta:

A EBR mede a influência da qualidade de um tipo de radiação na produção de efeitos radiobiológicos no tecido e nos sistemas biológicos irradiados.
A EBR depende da dose de radiação, da taxa de dose, do fracionamento da dose e da idade da pessoa exposta.
A EBR é uma função da qualidade da radiação, a qual é expressa pela Transferência Linear de Energia (LET).
A Transferência Linear de Energia (LET) representa a perda média de energia, por colisão, de uma partícula carregada por unidade de comprimento da trajetória no tecido irradiado.
A probabilidade de surgimento de efeitos biológicos estocásticos aumenta à medida que o LET aumenta.
a. Considerando uma mesma dose total de radiação absorvida, o efeito estocástico é maior quando a dose de radiação for fracionada, tanto para radiações de alto quanto para baixo LET.
b. Considerando as radiações de alto e baixo LET, conclui-se que, nos dois casos, os efeitos biológicos estocásticos crescem na mesma proporção.
c. Utilizando radiação de alto LET, a probabilidade de surgimento de efeito estocástico é maior quando a dose de radiação absorvida for fracionada.
d. Utilizando radiação de baixo LET, a probabilidade de surgimento de efeito estocástico diminui com o aumento da dose de radiação absorvida.
e. Considerando uma mesma dose de radiação absorvida, o efeito estocástico é maior quando a dose de radiação for liberada em fração única, tanto para radiações de alto quanto de baixo LET.

Essa pergunta também está no material:

Dosimetria 2
10 pág.

Dosimetria das Radiações Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A probabilidade de surgimento de efeitos biológicos estocásticos aumenta à medida que o LET aumenta."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais