Logo Passei Direto
Buscar
Entendendo a importância do nível durante o processo de levantamento topográfico, assinale a alternativa CORRETA:

I. O nível é um equipamento utilizado na topografia durante a demarcação de terraços, nivelamento de terrenos, entre outros processos, tendo como objetivo determinar a diferença de nível entre dois pontos a partir de leituras em miras topográficas (réguas de 6 metros graduada de centímetro em centímetro);
II. As principais partes de um nível são: luneta, nível de bolha, sistemas de compensação (para equipamentos automáticos) e dispositivos de calagem, mais os acessórios como tripé (base de sustentação ao equipamento) e a mira topográfica;
III. Os equipamentos podem ser classificados em ópticos, digitais e a laser. Nos lasers, a leitura na mira é efetuada automaticamente empregando miras em código de barra, enquanto que nos digitais, o equipamento lança um feixe de raios laser no plano horizontal, invisível ou visível, e em 360°;
IV. A operação topográfica para a determinação da diferença de nível entre dois pontos é denominada de nivelamento geométrico e é determinada pela norma NBR 13133 (1994).
a. As afirmacoes I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas I está correta.
c. Apenas I e II estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas II e IV estão corretas.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O nível é um equipamento utilizado na topografia durante a demarcação de terraços, nivelamento de terrenos, entre outros processos, tendo como objetivo determinar a diferença de nível entre dois pontos a partir de leituras em miras topográficas (réguas de 6 metros graduada de centímetro em centímetro). Verdadeiro, essa afirmativa está correta. II. As principais partes de um nível são: luneta, nível de bolha, sistemas de compensação (para equipamentos automáticos) e dispositivos de calagem, mais os acessórios como tripé (base de sustentação ao equipamento) e a mira topográfica. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta. III. Os equipamentos podem ser classificados em ópticos, digitais e a laser. Nos lasers, a leitura na mira é efetuada automaticamente empregando miras em código de barra, enquanto que nos digitais, o equipamento lança um feixe de raios laser no plano horizontal, invisível ou visível, e em 360°. Essa afirmativa é parcialmente verdadeira, mas a descrição dos equipamentos digitais não está correta, pois eles não lançam um feixe de raios laser em 360° como descrito. Portanto, essa afirmativa é considerada falsa. IV. A operação topográfica para a determinação da diferença de nível entre dois pontos é denominada de nivelamento geométrico e é determinada pela norma NBR 13133 (1994). Verdadeiro, essa afirmativa está correta. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta é: d) Apenas I, II e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra "d", pois as afirmativas I, II e IV estão corretas. O nível é um equipamento utilizado na topografia para determinar a diferença de nível entre dois pontos a partir de leituras em miras topográficas. As principais partes de um nível são: luneta, nível de bolha, sistemas de compensação e dispositivos de calagem, mais os acessórios como tripé e a mira topográfica. Os equipamentos podem ser classificados em ópticos, digitais e a laser. A operação topográfica para a determinação da diferença de nível entre dois pontos é denominada de nivelamento geométrico e é determinada pela norma NBR 13133 (1994).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um dos pesquisadores mais apaixonados pelo tema de projeto fotogramétrico, Tommaselli (2004) expõe as etapas para a realização de um bom planejamento para o mapeamento. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde às características das etapas indicadas pelo pesquisador:

Levantamento de campo - É a elaboração de um novo mapa ou carta, ou parte dele, a partir de fotografias aéreas e levantamentos de controle.
Levantamento de campo - Voo e tomadas dos fotogramas.
Restituição - realizar o levantamento pela poligonação eletrônica (estação total), nivelamento geométrico ou trigonométrico ou por GNSS (receptor geodésico).
Aerotriangulação - método fotogramétrico utilizado para determinação de pontos fotogramétricos, visando estabelecer controle horizontal e vertical através das relações geométricas entre fotografias adjacentes a partir de uma quantidade reduzida de pontos determinados pelo apoio suplementar, com a finalidade de densificar o apoio necessário aos trabalhos de restituição, após ajustamento.
Projeto fotogramétrico e plano de voo - pontos demarcados na área de voo, servindo como apoio para a realização da aerotriangulação.
a. Levantamento de campo - É a elaboração de um novo mapa ou carta, ou parte dele, a partir de fotografias aéreas e levantamentos de controle.
b. Levantamento de campo - Voo e tomadas dos fotogramas.
c. Restituição - realizar o levantamento pela poligonação eletrônica (estação total), nivelamento geométrico ou trigonométrico ou por GNSS (receptor geodésico).
d. Aerotriangulação - método fotogramétrico utilizado para determinação de pontos fotogramétricos, visando estabelecer controle horizontal e vertical através das relações geométricas entre fotografias adjacentes a partir de uma quantidade reduzida de pontos determinados pelo apoio suplementar, com a finalidade de densificar o apoio necessário aos trabalhos de restituição, após ajustamento.
e. Projeto fotogramétrico e plano de voo - pontos demarcados na área de voo, servindo como apoio para a realização da aerotriangulação.

Ao que diz respeito a aplicação do geoprocessamento em Políticas Públicas, assinale a alternativa CORRETA:

I) É usado nas ações do planejamento urbano, em identificações das características e dos recursos naturais e culturais, de cada parcela de um município;
II) É usado nas ações do planejamento urbano, em identificações das características e dos recursos naturais e culturais, apenas em parcelas de um município;
III) No Uruguai o geoprocessamento atuou possibilitando a implementação anual de aproximadamente 40.000 visitas a agregados familiares socialmente vulneráveis em todo o país, com o objetivo de melhorar a implementação de políticas sociais;
IV) Em novas construções, não se faz mais necessária a verificação de densidade demográfica ou renda média do local, tendo em vista que órgãos públicos já possuem esses dados;
V) Prefeituras não podem adotar o geoprocessamento para fins de cobrança de impostos, tendo em vista a lei de proteção de dados.
a. Apenas III, IV e V estão corretas.
b. As afirmacoes I, II, III, IV e V estão corretas.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Apenas IV e V estão incorretas.
e. Apenas II está incorreta.

Com relação à representação do relevo, assinale a alternativa CORRETA:


a. O perfil é utilizado em projetos de rodovias, ferrovias, vias urbanas, pois o traçado do perfil permite ter a escolha do melhor traçado das vias e estudo da drenagem, entretanto, se torna dispensável seu uso em volumes de jazidas, estudo e definição do greide de projeto, inclinação de taludes e terraplenagem.
b. O Ponto Cotado é a forma mais simples de representação do relevo em que as projeções dos pontos no terreno são feitas sobre um plano horizontal de referência, denominado plano de projeção.
c. A curva de nível é a representação gráfica da intersecção de um plano horizontal com o terreno, tangenciando-o em todos os pontos.
d. O mapa hipsométrico é a representação gráfica das curvas de nível, que permite a visualização da declividade do terreno.
e. A planta topográfica é a representação gráfica do terreno em que as curvas de nível são representadas em perspectiva, permitindo a visualização tridimensional do relevo.

Mais conteúdos dessa disciplina