Logo Passei Direto
Buscar
(FADESP/2012 - Adaptada) Método de avaliação de usabilidade que consiste em solicitar a usuários a realização de algumas tarefas de teste previamente estabelecidas para a avaliação da interface a ser estudada:


Ensaios de interação.


Uso de questionários e entrevistas.


Avaliação heurística.


Levantamento de funcionalidades.


Uso de guidelines e checklists.
User badge image
Davi Foppa

há 2 anos

User badge image
Davi Foppa

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

O método de avaliação de usabilidade descrito na sua pergunta é conhecido como "Ensaios de interação". Esse método envolve solicitar que usuários realizem tarefas específicas para avaliar a interface. As outras opções mencionadas são diferentes abordagens de avaliação de usabilidade, mas não se encaixam na descrição dada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O método de avaliação de usabilidade que consiste em solicitar a usuários a realização de algumas tarefas de teste previamente estabelecidas para a avaliação da interface a ser estudada é chamado de Ensaios de interação.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Existem algumas normas que tratam de usabilidade. Qual destas abaixo define esse conceito? ISO 9241-12 ISO 27.000 ISO 9.000 ISO 9.126 ISO 15.504

(FGV/2017) O antiquário "Só Velharia" possui um sistema de catálogo de produtos, desenvolvido há três anos, que é utilizado por todos os seus funcionários. Há cerca de um ano, devido à crise do país, a empresa teve que demitir alguns funcionários. Recentemente a "Só Velharia" conseguiu fechar um convênio com alguns investidores para retomar sua produtividade normal. Assim, a empresa decidiu recontratar alguns de seus antigos funcionários. Em relação ao sistema, a empresa acredita que não precisará readaptar esses funcionários. O critério básico da engenharia de usabilidade que garantirá que esses funcionários não necessitarão de novo treinamento no sistema, mesmo após um ano sem utilizá-lo, é:
Eficiência.
Memorização.
Erro.
Satisfação.
Criatividade.

Existem 3 tipos de problemas que podem ser encontrados pelos usuários durante o uso do software. São eles: Barreiras, Obstáculos e Ruídos.
A melhor definição para Ruído é:
Tipo de problema que impossibilita que os usuários executem seu trabalho.
Tipo de problema mais simples. Não atrapalha nem atrasa a execução do trabalho do usuário.
Tipo de problema que atrasa a execução do trabalho por parte do usuário.
Tipo de problema que os usuários não conseguem superar sem ajuda externa.
Tipo de problema que os usuários conseguem resolver após algumas tentativas.

(FUMARC/2018 - Adaptada) O Teste Estrutural de software é uma abordagem para projetar casos de teste na qual os testes dependem do conhecimento da estrutura e da implementação do software. Essa abordagem também é conhecida como:
Teste "Caixa-Preta".
Teste de conhecimento.
Teste "Caixa-Branca".
Teste de Desempenho.
Teste de Interface.

(SELECON/2022 - Adaptada) No que se refere à Interface Homem-Máquina, um termo é definido como a qualidade que um produto apresenta de poder ser utilizado por usuários específicos para atingir determinadas metas com eficiência, eficácia e satisfação num contexto de uso específico. Em resumo, os sistemas devem ser flexíveis e fáceis de usar e aprender. Além disso, devem despertar uma boa atitude nas pessoas. Esse termo é denominado:
acessibilidade.
usabilidade.
design.
facilidade.
interatividade.

Em termos de tecnologia da informação, quando falamos em design de interface do usuário, falamos do design de softwares, sites ou aplicativos. Na verdade, trata-se de programar a aparência das coisas para facilitar a usabilidade e a experiência do usuário.
Qual das alternativas abaixo melhor define o design baseado em cenários?
É uma ferramenta interessante, mas de alto custo.
É uma história sobre pessoas executando uma atividade.
Cenário lógico das ações do usuário na interface.
É um processo de criação de janelas modais.
É uma tarefa realizada unicamente pela equipe de designers.

(IDHTEC/2019 - Adaptada) A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência define discriminação em razão da deficiência I. Toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência. II. A recusa de adaptações razoáveis. III. A igualdade de oportunidades. Estão corretas:
II, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.

Tecnologias assistivas são recursos e equipamentos que permitem a inclusão e a autonomia de pessoas com deficiência em atividades da vida diária, trabalho, lazer, educação, entre outros. Podem ser consideradas tecnologias assistivas I) Leitores de tela: softwares que convertem texto em voz, permitindo que pessoas com deficiência visual acessem conteúdo digital II) Joysticks e dispositivos de apontamento: dispositivos que permitem que pessoas com deficiência motora controlem o cursor na tela do computador III) Ampliadores de tela: softwares que permitem ampliar o tamanho do texto e das imagens na tela do computador ou dispositivo móvel, ajudando pessoas com baixa visão. Marque a alternativa correta.
I, II e III.
III, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
I, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina