Buscar

5) A contestação é a principal forma de defesa do réu. Enquanto, na petição inicial, o autor busca a procedência do pedido, na contestação o réu ap...

5) A contestação é a principal forma de defesa do réu. Enquanto, na petição inicial, o autor busca a procedência do pedido, na contestação o réu apresenta argumentos contrários ao pedido formulado na inicial. A respeito da contestação no processo civil, assinale a alternativa INCORRETA:


a) Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

b) Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.

c) Os prazos contra o revel que não tenha patrono nos autos fluirão da data de publicação do ato decisório no órgão oficial.

d) A prescrição e a decadência devem ser alegadas como preliminares da contestação, pois são matérias atinentes à defesa processual, que precisam ser decididas pelo julgador antes da resolução de mérito.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "c) Os prazos contra o revel que não tenha patrono nos autos fluirão da data de publicação do ato decisório no órgão oficial." Na verdade, os prazos contra o réu revel, que é aquele que não apresentou contestação, fluirão a partir da data da juntada aos autos do mandado de citação ou da carta precatória, quando o revel não tiver procurador constituído nos autos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais